Ele ressuscitou e conosco sempre está

Maio/2019 - Edição 130 - Ano XIII

“Ele não está aqui! Ressuscitou!” (Lc 24,6). Ápice da Semana Santa, o Domingo de Páscoa da Ressurreição nos faz recordar que o Senhor Jesus não permaneceu na cruz e nem no calvário. Ele caminha no meio de nós. Ele está vivo na sua Igreja e no coração de toda pessoa de boa vontade (Lc 2,14)!

Todo Igreja viveu com grande intensidade a Semana Santa, momento litúrgico mais importante para os cristãos católicos. Em nossa diocese foi fervorosa a participação de milhares de fiéis em todas as 69 paróquias e dezenas de capelas dos 15 municípios que compõem nossa Igreja Particular.

As celebrações tiveram início com a missa do Domingo de Ramos e Paixão do Senhor, celebrada no dia 14, quando recordamos a entrada triunfal de Jesus na cidade Santa de Jerusalém. Prosseguindo as atividades religiosas, na segunda, terça e quarta-feira, muitas paróquias realizaram celebrações especiais nesses dias, como procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana Santa.

Ainda dentro da programação da Semana Santa ocorreu na Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira da Semana Santa, a Missa do Santo Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos” ou “Missa da Unidade”, quando são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também é confeccionado e consagrado o óleo do Santo Crisma. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes, além da presença dos os diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais. Nessa missa os padres mais uma vez reafirmaram o compromisso de servir a Jesus Cristo, com a renovação das promessas sacerdotais.

O apogeu da Semana Santa foi vivido com o Tríduo Pascal. São os três dias santos em que os cristãos recordam a entrega total de Nosso Senhor Jesus à humanidade, recordam a instituição da eucaristia, do sacerdócio e do mandamento novo, a Paixão do Senhor e sua triunfal ressurreição na Vigília Pascal.

Os cristãos vivem agora o Tempo Pascal, tempo de alegria e exultação pela ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se encerra com a Festa de Pentecostes.