“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Diáconos permanentes

A diocese conta com o trabalho dos Diáconos Permanentes. São homens casados que receberam o Sacramento da Ordem em seu primeiro grau. A eles compete administrar o Batismo, assistir ao Matrimônio, conservar e distribuir a Eucaristia, dirigir a comunidade, presidir o culto, pregar a Palavra de Deus, administrar os sacramentais (ritos, preces e bênçãos), oficiar exéquias, dedicar-se ao serviço dos pobres e realizar outras tarefas importantes.

O ministério diaconal foi introduzido na Diocese de Piracicaba por Dom Eduardo Koaik. 

Os diáconos permanentes prestam importantes serviços às paróquias e pastorais. Hoje são 48. Dom Eduardo Koaik ordenou 29, enquanto 26 foram ordenados por Dom Fernando Mason.

Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli é o Vigário Episcopal para os Diáconos, o Diácono Carlos Alberto Vila é o Coordenador Diocesano dos Diáconos e o Diácono Benedito Valdemir Arena é o Diretor da Escola Diaconal "São Filipe Diácono".

Administradores paroquiais

Dois diáconos permanentes estão à frente de comunidades paroquiais: Marcos Antônio Canobre é o administrador paroquial da Paróquia São Pedro, em Mombuca e Florivaldo Bertoletti, da Paróquia Santo Antônio, no Distrito de Ajapi, em Rio Claro.

Presidente da CND

Um diácono da nossa diocese foi o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, organismo ligado à CNBB: o Diácono Odélcio Calligaris Gomes da Costa, eleito em 2007, cujo mandato estendeu-se até abril de 2011.

A diocese conta com o trabalho destes Diáconos Permanentes: 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções