“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Campanhas

Terra Santa

Publicado em 9 de abril de 2020 - 16:20:17

O Papa Francisco decidiu transferir a coleta para a Terra Santa, tradicionalmente realizada na Sexta-feira Santa, para 13 de setembro, perto da Festa da Exaltação da Cruz, para evitar que a epidemia de coronavírus COVID-19 e as medidas de confinamento provoquem uma queda nas doações fundamentais para manter a vida das comunidades cristãs.

A medida foi anunciada na quinta-feira, 2 de abril, por meio de um comunicado da Congregação para as Igrejas Orientais.

O comunicado explica que “a atual situação de pandemia de Covid-19 afeta muitas nações. Em muitas delas foram estabelecidas medidas preventivas que impedem a celebração comunitária habitual dos ritos da Semana Santa”.

"As comunidades cristãs na Terra Santa, também elas expostas ao risco de contágio e que, muitas vezes, vivem em contextos muito sofridos, todos os anos beneficiam da generosa solidariedade dos fiéis de todo o mundo".

Essa ajuda é fundamental "para poderem continuar a sua presença evangélica, além de manterem as escolas e as estruturas de assistência abertas a todos os cidadãos, em favor da educação humana, da convivência pacífica e do cuidado especialmente dos mais pequeninos e mais pobres".

Por esta razão, "o Santo Padre Francisco aprovou a proposta de que a Coleta da Terra Santa, para o ano de 2020, seja colocada no domingo, 13 de setembro, na proximidade da celebração da Exaltação da Santa Cruz".

"Tanto no Oriente como no Ocidente, a celebração que recorda a descoberta da Relíquia da Cruz por parte de Santa Helena e também o início do culto público em Jerusalém com a construção da Basílica do Santo Sepulcro será um sinal da esperança e da salvação redescoberta depois da Paixão à qual muitos povos estão agora associados, além de ser sinal da proximidade solidária manifestada com aqueles que continuam vivendo o Evangelho de Jesus na Terra onde ‘tudo teve início’", conclui o comunicado.


Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções