Diáconos permanentes

A diocese conta com o trabalho dos Diáconos Permanentes. São homens casados que receberam o Sacramento da Ordem em seu primeiro grau. A eles compete administrar o Batismo, assistir ao Matrimônio, conservar e distribuir a Eucaristia, dirigir a comunidade, presidir o culto, pregar a Palavra de Deus, administrar os sacramentais (ritos, preces e bênçãos), oficiar exéquias, dedicar-se ao serviço dos pobres e realizar outras tarefas importantes.

O ministério diaconal foi introduzido na Diocese de Piracicaba por Dom Eduardo Koaik.

Os diáconos permanentes prestam importantes serviços às paróquias e pastorais. Hoje são 51. Dom Eduardo Koaik ordenou 29, enquanto 26 foram ordenados por Dom Fernando Mason.

A diocese conta com o trabalho destes Diáconos Permanentes:

1. Ademar Fragoso
  50. Wagner Perez
  51. Waldecir Aparecido Agostinho

Administradores paroquiais

Dois diáconos permanentes estão à frente de comunidades paroquiais: Luís Alberto Scarazzatti é o administrador paroquial da Paróquia São Pedro, em Mombuca e Florivaldo Bertoletti, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipeúna. Florivaldo também é o coordenador diocesano dos Diáconos Permanentes e Luís Alberto o diretor da Escola Diaconal "São Filipe".

Presidente da CND

Um diácono da nossa diocese foi o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, organismo ligado à CNBB: o Diácono Odélcio Calligaris Gomes da Costa, eleito em 2007, cujo mandato estendeu-se até abril de 2011.

Diáconos falecidos

Seis diáconos permanentes são falecidos: Romão Ruiz, Jair de Oliveira, Elydio Berto, Roberto Hauptmann, Ângelo Freschi e José Judas Tadeu Miranda, todos ordenados por Dom Eduardo Koaik.

O Diácono Romão Ruiz faleceu no dia 17 de novembro de 2007, com 78 anos de idade e 17 de vida diaconal. Nasceu em 17 de março de 1929 e foi ordenado no dia 16 de março de 1990. Foi o único diácono permanente da diocese que não era casado, pois era religioso da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos). Exerceu seu ministério na Paróquia Santa Cruz, em Rio Claro.

O Diácono Jair de Oliveira faleceu no dia 30 de setembro de 2008, com 53 anos de idade e 11 de vida diaconal. Nasceu em 10 de junho de 1955, em Piracicaba, e foi ordenado em 13 de julho de 1997. Foi casado com Solange Aparecida Teixeira da Silva Oliveira por mais de 28 anos e deixou duas filhas e um neto. Exerceu seu ministério em Piracicaba, nas paróquias São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida e Senhor Bom Jesus do Monte, além de realizar trabalhos esporádicos em outras paróquias da diocese.

O Diácono Elydio Berto faleceu no dia 19 de novembro de 2008, com 78 anos de idade e próximo de completar 8 anos de vida diaconal. Nasceu no dia 7 de novembro de 1930, em Piracicaba, e foi ordenado em 3 de dezembro de 2000. Foi casado com dona Maria Iracema Guião Berto por mais de 52 anos; não teve filho. Exerceu seu ministério na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rio das Pedras.

O Diácono Roberto Hauptmann faleceu no dia 8 de agosto de 2013, com 55 anos de idade e 12 de vida diaconal. Nasceu em 12 de outubro de 1958 e foi ordenado no dia 3 de dezembro de 2000. A última paróquia onde exerceu seu ministério foi a Paróquia Bom Jesus, em Rio Claro.

O Diácono Ângelo Freschi faleceu no dia 22 de fevereiro de 2015. Aos 97 anos de idade e 27 de vida diaconal, foi o primeiro diácono permanente da diocese. Nasceu em 20 de junho de 1917 e foi ordenado no dia 12 de outubro de 1987, na Matriz de São João Batista, em Rio Claro, onde exerceu seu ministério.

O Diácono José Judas Tadeu Miranda faleceu no dia 6 de abril de 2015. Nasceu em 3 de maio de 1943 e foi ordenado em 8 de setembro de 1991. Exerceu seu ministério nas paróquias Santa Maria, em Santa Maria da Serra e São Pedro, em São Pedro.