Pastoral da Criança

Presente em todo o Brasil, criou uma metodologia própria e desenvolveu uma mística de fé e vida, tendo como centro a criança dentro do contexto familiar e comunitário. Tem por objetivo resgatar a vida de crianças e gestantes e fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de ações básicas de saúde, nutrição, educação, catequese e cidadania, buscando a melhoria da qualidade de vida e organizando-as para a solidariedade comunitária. Também procura capacitar lideranças comunitárias para que elas próprias sejam agentes de transformação das famílias em suas comunidades.

A comunidade e a família são a base de todo o trabalho. A dinâmica consiste em treinar líderes que moram na própria comunidade para acompanhar gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Como forma de dar suporte e capacitar as famílias e comunidades, desenvolve ainda projetos complementares: hortas comunitárias e brinquedos e brincadeiras. O trabalho se desenvolve nas comunidades, tanto do meio urbano quanto do meio rural.

Animador – Padre Reginaldo Aparecido Brandão

Coordenadora Diocesana – Marlene Besen Eckstein

Equipe diocesana de apoio – Darcy de Oliveira Vila, Henrique Pedro Garcia, Albina Silva Garcia, Maria Berchmans Canto, Marina R. dos Santos N. de Carvalho, Meiribel Pereira Colombo, Ivone Parro Lima e Yara Cacilda Chinaglia Abdalla

Sede – Avenida Independência, 1146
CEP 13.419-155 – Piracicaba – Fone/fax: (19) 2106.7560/ 3042.5979
E-mail: pastcri@diocesedepiracicaba.org.br

Na Diocese de Piracicaba, a Pastoral da Criança foi implantada por iniciativa de Dom Eduardo Koaik, 3º bispo diocesano, em 1987. No dia 8 de abril, reuniram-se o bispo diocesano, o casal Antônio Ferraz do Canto e Maria Berchamns Canto e a Maria Elizabeth Papini Nardin. Nascia na diocese esse grande serviço à vida.

Depois disso, um pequeno grupo se reuniu para capacitar-se e iniciar o trabalho nas comunidades Jardim das Flores e Jardim Glória, na Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba. No dia 4 de julho, na Capela Cristo Operário, no Jardim das Flores, Dom Eduardo presidiu à celebração da missa e entregou o certificado de conclusão do curso de capacitação a 18 líderes comunitárias. A Pastoral da Criança iniciava a sua caminhada. Em setembro, desse mesmo ano, foi implantada em Santa Bárbara D´Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e na Capela Curada (hoje paróquia) de São Sebastião. Depois a Pastoral foi se ampliando e em 2015 está presente em 51 paróquias.

História da Pastoral da Criança

Para conhecer a história da Pastoral da Criança no Brasil, clique aqui