SEAME

É um projeto social da Diocese de Piracicaba, administrado pela PASCA, com atendimento a adolescentes que cometeram ato infracional e às famílias, para proporcionar-lhes vida digna. Sendo uma entidade da Igreja, pauta seu trabalho pelos princípios cristãos, acreditando no ser humano, em seu potencial e em sua capacidade de recuperação.

Coordenador – Maria do Carmo Latanze Righeto

Endereço – Avenida Comendador Luciano Guidotti, 200
CEP 13.417-370 - Piracicaba
Fones: (19) 3426-3867 e (19) 3411-2000
E-mail: seame@terra.com.br

HISTÓRICO

Em 1981, Piracicaba era a segunda cidade do interior paulista com maior número de adolescentes infratores internados na FEBEM (hoje Fundação Casa). Um quadro que clamava por soluções urgentes, ao qual a Igreja não podia ficar indiferente. Diante disso, o bispo Dom Eduardo Koaik decidiu criar um trabalho de amparo e apoio a esses adolescentes e suas famílias, com o objetivo de mudar o quadro estatístico e, mais importante, oferecer a eles condições para que pudessem encontrar novos rumos, permitindo-lhes uma vida mais digna. Solicitou, então, à Faculdade de Serviço Social – que na época pertencia à diocese – a elaboração de um projeto. Com a pronta acolhida por parte de algumas pessoas abnegadas, a Diocese de Piracicaba iniciou, em maio daquele ano, esse serviço que, a partir de 1983, desvinculou-se da faculdade e passou a denominar-se SEAME – Serviço de Apoio ao Menor. Em 1988, passou a integrar a PASCA - Pastoral do Serviço da Caridade, organismo que congrega todos os trabalhos sociais da diocese. Hoje o SEAME se denomina Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa.

O TRABALHO

O SEAME presta atendimento a adolescentes de 12 a 18 anos que cometeram ato infracional ou considerados em situação de risco. Mantém vínculo com a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Piracicaba, que encaminha à entidade os adolescentes sujeitos à medida socioeducativa de liberdade assistida, de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho se realiza através de: acompanhamento individual aos adolescentes e familiares; encaminhamento aos recursos da comunidade: escolas, cursos profissionalizantes, empregos, documentação pessoal e outros; parcerias com instituições; visitas domiciliares pelos técnicos; visitas e acompanhamento às famílias por casais voluntários; reunião mensal com os pais; atendimento em grupo com adolescentes e mães; atividades lúdicas, artísticas e recreativas.

Além do serviço na área de medidas socioeducativas, o SEAME vem atuando em uma linha mais preventiva, através do atendimento às crianças, adolescentes e responsáveis que estejam em situação de vulnerabilidade social. Esse tipo de trabalho visa a prevenção de práticas infracionais, condutas antisociais e o abandono escolar.

EQUIPE

Os trabalhos do SEAME são realizados por funcionários e voluntários. A equipe técnica é formada pelo coordenador e orientadores de medida, assistente social  e psicóloga, todos contratados. Outros funcionários são um auxiliar de escritório, auxiliar de cozinha e serviços gerais.

A entidade conta, ainda, com prestadores de serviços autônomos (instrutores das oficinas), voluntários, casais para visitas às famílias, equipe de promoções e diretoria.