PASCA

PASCA – Pastoral do Serviço da Caridade é uma entidade criada em 25 de janeiro de 1988, com o objetivo de dar personalidade jurídica e administrar os projetos e trabalhos sociais da Diocese de Piracicaba. É uma ONG (Organização não governamental) sem fins lucrativos, voltada para a promoção humana, tendo como base a Doutrina Social da Igreja e centrando-se na dignidade do ser humano, imagem e semelhança de Deus. O nome PASCA evoca a palavra latina PASCHA (páscoa), pois a entidade tem como objetivo a libertação integral do homem, realizada pela morte e ressurreição de Jesus.

A PASCA é entidade membro da Cáritas Brasileira, organismo social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela compreende diversos projetos sociais. Cada um deles é desenvolvido por uma UPS – Unidade Prestadora de Serviço, que conta com grupo técnico, funcionários e voluntários. As UPS são: SEAME - Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa, CCI - Centro de Convivência Infantil, ASEF – Apoio Socioeducativo Familiar, Banco de Remédios, Programa Família Acolhedora e GAAP - Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba.

Clique sobre o nome da entidade para conhecer seu trabalho:

Sede da PASCA

Avenida Comendador Luciano Guidotti, 166 - Bairro Higienópolis
CEP 13.417-370 – Piracicaba (SP)

O atendimento da PASCA é feito pela Avenida Independência, 1146.
Fone: (19) 2106-7551 - Fax: (19) 2106-7552
E-mail: contato@pasca.org.br

Representante: João tozzi
Fone: (19) 3302-6006/ 99608-2664
E-mail: tozzijl@gmail.com

Origem da PASCA

A Igreja celebrava o Ano Mariano, aberto solenemente pelo Papa João Paulo II no dia 6 de junho de 1987. Na edição do boletim informativo da diocese de janeiro-fevereiro de 1988, à página 2, com o título “Atendendo o pedido do papa”, o então bispo diocesano de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik,  escreveu:

Os bispos de todo o mundo receberam recentemente uma carta-circular do presidente do Comitê Central para o Ano Mariano, com data de 21-11-87, na qual pede que se dê consequência prática às considerações sobre o ‘Magnificat´ propostas pelo papa na Encíclica ‘Redemptoris Mater´.

Destaco desta carta dois pensamentos: a) a oportuna advertência do próprio cardeal Luiz Dadaglia para o perigo de efetuar-se uma ruptura entre celebração cultual e promoção humana integral; b) a citação do n. 37 da Encíclica ‘Redemptoris Mater´: haurindo certeza do coração de Maria, da profundidade de sua fé, expressa nas palavras do ‘Magnificat´, a Igreja renova em si, sempre para melhor, essa própria certeza de que não se pode separar a verdade a respeito do Deus que salva, do Deus que é fonte de toda dádiva, da manifestação do seu amor preferencial pelos pobres e pelos humildes, amor que, depois de cantado no `Magnificat´, se encontra expresso nas palavras e nas obras de Jesus.

Como sinal de perpétua memória desse Ano Mariano com o qual a Igreja universal prepara sua entrada no terceiro milênio da Redenção, a Diocese de Piracicaba, em resposta ao apelo do Papa João Paulo II, vai fundar uma entidade de caráter social que tomará o nome de Pastoral do Serviço da Caridade (PASCA), com a finalidade de coordenar e animar atividades de assistência aos pobres, promoção humana e com sentido libertador.

Faço meus os votos do cardeal Luiz Dadaglia nesta carta-circular: O exemplo da Mãe de Jesus nos guie a realizar, com desvelada atenção para com os irmãos na necessidade, o que seu Filho nos disser (Jo 2, 8).”

E concretizando esse propósito, foi criada a entidade. A partir da ideia inicial de Dom Eduardo, reuniu-se um grupo de colaboradores, decidindo-se pela realização da assembleia geral de fundação, no dia 25 de janeiro de 1988, para a qual foram convidados representantes do Colégio de Consultores da diocese e representantes de cada trabalho social. Assim nascia oficialmente a PASCA, integrando os trabalhos e projetos sociais diocesanos.