Espiritualidade na Liturgia, foi tema da formação onLine do Regional Sul 1

Publicado em 17 de julho de 2020 - 17:15:25

O Regional Sul 1 da CNBB realizou a terceira edição da Formação Online, através de videoconferência, intitulada “Espiritualidade na Liturgia”, na tarde da terça-feira (07/07). Esses eventos estão sendo realizados com o intuito de ajudar na formação dos agentes das pastorais, principalmente neste momento de pandemia.

A formação contou com a assessoria do padre Kleber Danelon, presbítero da Diocese de Piracicaba, com apoio do Conselho Missionário Regional (Comire), e mediação do Padre Walter Merlugo Júnior.

O assessor falou sobre espiritualidade e liturgia. Durante a apresentação desenvolveu a temática da “dimensão missionária da liturgia”, tomando como referência alguns textos do Concílio Vaticano II (SacrosanctumConcilium, Lumen Gentium e Presbyterorum Ordinis), das Conferências Episcopais latino-americanas e caribenhas (Medellin, Puebla e Aparecida) e dos últimos pontificados (São Paulo VI, São João Paulo II, Bento XVI e Francisco).

Ao tratar da importância da liturgia na vida e na missão da Igreja, fazendo referência a SC 7 e 9, o assessor enfatizou que “embora seja ela uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não é igualada por nenhuma outra ação na igreja, ela não esgota toda a missão da Igreja, antes a supõe. É preciso evangelizar, catequizar, realizar ações sociais e caritativas (…) cumprindo o tríplice múnus de Cristo e da Igreja, que existe para evangelizar. A liturgia comporta um compromisso com a realidade. A missão não substitui a oração e, sem evangelização, não há comunidades de fé para celebrar o mistério pascal”, disse.

Em seguida, fazendo referência nas Sagradas Escrituras, o assessor lembrou as características essenciais das primeiras comunidades.

“O livro dos Atos dos Apóstolos descreve-nos a Igreja nascente na força do Espírito Santo. Retrata não só o que foi a Igreja, mas, no plano ideal, aponta-nos para a igreja que devemos ser hoje. Neste retrato, a característica fundamental descrita em At 2,42 é a perseverança dos que abraçaram a fé: perseverantes na oração, na doutrina dos apóstolos (catequese), na fração do pão e na comunhão fraterna. Destes quatro elementos, dois referem-se a elementos litúrgicos. Desta maneira, a Igreja que somos chamados a ser nas DGAE 2019-2023 (Comunidades Eclesiais Missionárias) não pode perder de vista estes quatro elementos, e a importância da liturgia e da espiritualidade”, enfatiza.

Parte da videoconferência foi dedicada a responder questões como a das missas presenciais e “missas on-line”. Padre Kleber enfatizou: “As celebrações realizadas pelos meios de comunicação social certamente estimulam o povo santo de Deus a alimentar a fé, a esperança e amor, mas não substituem a realidade presencial”.

Uma das participantes, Mônica Lopes, da Pastoral Fé e Política avaliou positivamente o evento. “É muito importante pararmos, enquanto Pastorais Sociais, para refletirmos sobre o que move as nossas ações, uma vez que na prática, só as realizamos porque somos impulsionados/as pelo Espírito”.

Fonte: site do Regional Sul 1 da CNBB