Brasil e Mundo

Cardeal Sérgio participa de Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora

Publicado em 18 de julho de 2018 - 16:45:12

Até o dia 21 de julho, mais de 8 mil pessoas participam do encontro mundial do movimento das Equipas de Nossa Senhora, no Santuário de Fátima, Portugal. Ao todo representantes de 75 países estão presentes na cidade portuguesa.

O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha vai participar de uma das conferências do encontro que acontece na Basílica da Santíssima Trindade, no Centro Pastoral Paulo VI.

O casal Dina Isabel Rosa e João Pedro Sousa, responsável pela comunicação do evento internacional, disse em entrevista ao programa Ecclesia da Conferência Episcopal Portuguesa, falou que o evento é um momento importante para “mostrar ao mundo que o casamento é um projeto de vida que vale a pena fazer”.

O XII Encontro Internacional das ENS tem como tema “Reconciliação, sinal de amor” e será iniciado, em cada dia, com uma meditação de Dom José Tolentino Mendonça. No período da tarde, os participantes serão envolvidos em atividades de grupos, acompanharão apresentações sobre a Mensagem de Fátima e participarão de um musical.

Atualmente, as Equipes de Nossa Senhora estão presentes em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 135 mil membros. Fundado pelo padre Henri Caffarel, cujo processo de beatificação segue em Roma, o movimento tem por objetivo um projeto de espiritualidade conjugal para “ajudar os casais a caminhar na santidade”.

No encontro, a organização pretende levantar a discussão e reflexão cuidada sobre os desafios atuais das famílias. Para Dina Isabel Rosa, o trabalho mais importante da ENS é dar a oportunidade dos casais, em grupo e de forma regular, “partilharem os momentos que foram mais importantes, mais difíceis, as alegrias, as tristezas, as dificuldades”, e contar com “a ajuda dos outros casais”.

“Há uma palavra muito importante nas ENS que é a entreajuda, e de facto existe muito essa entreajuda, e à medida que caminhamos no tempo ela é cada vez mais natural e melhor entre os casais. E isso dá-nos uma grande segurança e serenidade”, completa aquela responsável.

Também vão participar do Encontro Internacional, os cardeais dom Ricardo Blázquez Perez, presidente da Conferência Episcopal da Espanha, e o cardeal Peter Turkson, presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. Além de dom Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e de dom Georges Casmoussa, do Iraque.

Fonte: CNBB