“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Exéquias do cardeal Tauran: Sodano, caminho iluminado pelas Bem-aventuranças

Publicado em 12 de julho de 2018 - 15:47:41

Nesta quinta-feira, 12 de julho, às 10h45, foi realizada no Altar da Basílica de São Pedro as exéquias do cardeal Jean-Louis Tauran, Titular da diaconia de Santo Apolinário nas Termas Neronianas-Alexandrinas. A Liturgia das Exéquias foi celebrada pelo cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício, junto com os cardeais, arcebispos e bispos.

Ao recordar o “inesquecível” cardeal francês Jean-Louis Tauran, o cardeal Angelo Sodano disse “foi um irmão” que serviu “corajosamente a Santa Igreja de Cristo”, apesar do “peso da sua doença”. O Papa Francisco estava presente. Também estava presente a irmã do cardeal, Geneviève Dubert, à qual o Pontífice tinah enviado um telegrama de condolências alguns dias atrás.

Caminho iluminado pelas Bem-aventuranças

“No Evangelho, Jesus – explicou o cardeal Sodano – nos recordou quais são as verdadeiras bem-aventuranças do cristão. É comovedor ouvir-lhe proclamar estas bem-aventuranças na nossa Igreja. Bem-aventurados os pobres de espírito. Bem-aventurados os mansos. Bem-aventurados os puros de coração, bem-aventurados os que promovem a paz. São bem-aventuranças que iluminaram toda a vida do nosso querido irmão falecido, como estrelas luminosas no seu caminho”, sublinhou destacando que foi “testemunha por muitos anos do grande espírito apostólico do cardeal Tauran.

Do Concílio, diálogo com homens de boa-vontade

Cardeal Sodano evidenciou também que o cardeal Tauran era “uma grande figura” de sacerdote, bispo e cardeal que – disse – “dedicou, como muitos, a sua vida ao serviço da Santa Sé, da Igreja e nos últimos anos particularmente ao diálogo com todos os homens de boa-vontade”.

Deste modo, seguiu a linha traçada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II no compromisso – segundo a Gaudium et spes – de ser irmãos e por isso chamados pela mesma vocação humana e divina”, podemos e devemos cooperar pacificamente, “sem violência, nem engano” na edificação “do mundo na verdadeira paz”.

No final o Pontífice presidiu o rito da Ultima Commendatio e da Valedictio

O camerlengo da Santa Igreja Romana e presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso faleceu em 5 de Julho em Hartford, nos estados Unidos, depois de uma longa doença. Tinha completado 75 anos em abril. Será sepultado na basílica de Santo Apolinário nas Termas neronianas-Alexandrinas, da qual era titular.

Fonte:Vaticannews 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções