Brasil e Mundo

“Evangelização da juventude” será a temática da 40ª Assembleia das Igrejas Particulares que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, em Itaici.

Publicado em 11 de junho de 2018 - 15:52:43

Da última terça-feira, dia 5, até a manhã de quinta-feira, dia 7, os bispos do Regional Sul 1 da CNBB se reuniram para a realização de sua 81ª Assembleia. O evento aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

No primeiro dia, além da reflexão do tema central “Formação dos presbíteros no Regional Sul 1, com especial atenção à formação permanente”, os bispos homenagearam o ex-presidente do Regional, Dom Airton José dos Santos, transferido para a Arquidiocese de Mariana (MG).

Ontem, dia 7, além da escolha de Dom Pedro Luiz Stringhini como novo Presidente do Regional e, de Dom Edmilson Amador Caetano, como Vice-prefeito, e da explanação da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, os trabalhos da Assembleia contemplaram também a apresentação dos trabalhos das comissões episcopais de pastorais.

Este momento contou com a exposição dos bispos referenciais: Dom Paulo Roberto Beloto, da Comissão para os Ministros Ordenados e Vida Consagrada; Dom Tomé Ferreira da Silva, da Comissão para Animação Bíblico-Catequética; Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso; Dom Benedito Gonçalves dos Santos, da Comissão para a Cultura, Educação e Comunicação Social; Dom João Inácio Müller, da Comissão para a Ação Social Transformadora e Dom Edmilson Amador Caetano, da Comissão para o Laicato, Vida e Família.

Nesta manhã, bispos, padres, religiosos e leigos tiveram sessões reservadas para os encaminhamentos dos trabalhos.

“Acabamos de encerrar esta nossa Assembleia. Além de discutirmos diversos assuntos da vida das nossas dioceses e, de maneira particular, refletimos a formação dos seminaristas e a formação permanente dos padres. Foi um momento rico, Deus foi conduzindo nossos trabalhos e derramando sua bênção sobre todo o povo do nosso Estado aqui representados pelos seus pastores”, comentou o Presidente do Regional.

Uma plenária marcou o encerramento com celebração e o anúncio do tema da 40ª Assembleia das Igrejas Particulares. “Evangelização da Juventude” norteará o encontro que acontecerá também em Itaici, entre os dias 19 e 21 de outubro.