Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para Olinda e Recife, no Pernambuco

Publicado em 4 de abril de 2018 - 14:24:49

O papa Francisco nomeou hoje, 04 de abril, o padre Limacêdo Antônio da Silva como bispo titular de “Salde” e auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, no Estado de Pernambuco. A decisão foi tomada com base no pedido feito por dom Antônio Fernando Saburido, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar.

Padre Limacêdo Antônio da Silva é natural de Nazaré da Mata (PE), nasceu em 29 de setembro de 1960. Foi ordenado diácono em 25 de janeiro de 1985, em Timbaúba (PE) e presbítero em 12 de janeiro de 1986, em Limoeiro (PE). Cursou Filosofia no Instituto Missionário Estrela Missionária, no Rio de Janeiro e Teologia no Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE). Possui mestrado e doutorado em Dogmática, ambos pela Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Como sacerdote exerceu as funções de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro (PE); assessor da juventude do meio popular, nos anos de 1987 a 1989; pároco da Paróquia São José, em Vertentes (PE); assessor da Infância Missionária, nos anos de 1995 a 2000; assessor das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), nos anos de 1988 a 1995; pároco da Paróquia São Sebastião, em Machados (PE); coordenador diocesano de Pastoral; membro do Conselho Pastoral, de 1995 a 2001; professor de eclesiologia no Seminário de Olinda (PE), em 2009; pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Aliança (PE), nos anos de 2017 a 2018, entre outras.

Atualmente, padre Limâcedo exerce o posto de coordenador diocesano de Pastoral da diocese de Nazaré, em Pernambuco.

Confira, abaixo, a saudação da CNBB ao novo bispo:

Saudação da CNBB ao Pe. Limacêdo Antônio da Silva

Prezado Pe. Limacêdo Antônio da Silva,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB traz uma saudação especial, nesta quarta-feira, 04 de abril, por ocasião de sua nomeação feita pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Encontramos em sua biografia um itinerário de dedicação à ação evangelizadora da Igreja, quando serviu na pastoral e na formação do clero. Pedimos que Deus o ilumine nessa nova fase do seu caminho pelas trilhas do Senhor.

Manifestamos nossa alegria com sua nomeação, trazendo uma palavra inspiradora do Papa Francisco dirigida aos bispos na última Viagem Apostólica feita ao Chile, no início deste ano: “Um dos problemas, que enfrentam atualmente as nossas sociedades, é o sentimento de orfandade, ou seja, sentir que não pertencem a ninguém. Este sentir ‘pós-moderno’ pode penetrar em nós e no nosso clero; então começamos a pensar que não pertencemos a ninguém, esquecemo-nos que somos parte do santo povo fiel de Deus e que a Igreja não é, e nunca será, uma elite de pessoas consagradas, sacerdotes ou bispos. Não podemos sustentar a nossa vida, a nossa vocação ou ministério, sem esta consciência de ser povo”.

Enviamos o nosso abraço fraterno a dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, e desejamos que o senhor, colaborando com a missão dele, tenha um ministério cheio de frutos!

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner