Encontro Nacional de Jornalistas conta com a presença do Regional Sul 1 da CNBB

Publicado em 23 de março de 2018 - 13:48:17

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB realizou entre os dias 16 a 18 de março, o IX “Encontro de Jornalistas” – Comunicação Integrada da Igreja do Brasil, onde contou com a presença de 64 assessores de imprensa e profissionais que trabalham com a comunicação na Igreja.

O objetivo do encontro foi elaborar um Guia Prático de Comunicação na Igreja para aprimorar o trabalho de comunicação realizado no âmbito da CNBB com seus regionais, como também nas arquidioceses, pastorais e demais organismos da Igreja no Brasil.

O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, abriu o encontro dando boas-vindas aos participantes.

Pe. Rafael Vieira, assessor de imprensa da CNBB, direcionou os trabalhos do encontro enfatizando o âmbito de atuação e o principal objetivo do mesmo, uma reflexão em torno da experiência de cada assessor de imprensa presente como contribuição para a elaboração do Guia Prático de Comunicação. No final do encontro ele elucidou um caminho de trabalho aos assessores de imprensa para a 56ª Assembleia Geral da CNBB, tendo em vista a importância e proximidade do evento.

O diretor da Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa, Paulo Rocha, foi o assessor principal. Dentre os temas abordados podemos citar: “O desafio da comunicação integrada na Igreja”; “O fato religioso como notícia”; e por último, “Fake news e jornalismo de paz”, uma reflexãosobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações. A experiência jornalística e de assessoria de imprensa eclesiástica do profissional foi de grande valia para o encontro, provocando a ampliação dos horizontes dos participantes neste tema.

Também o encontro contou com a assessoria de Marina Amaral, analista de comunicação corporativa na empresa Qualicorp, com o tema: “O uso estratégico nas Redes Sociais. Nesta temática ela abordou a necessidade de um plano de ação que deve ser elaborado para momentos de crise. Tal plano deve refletir os princípios fundamentais que norteiam a instituição.

Os participantes estiveram envolvidos com o estudo de um texto base, Guia de Comunicação Integrada, onde puderam colaborar com suas reflexões, correções, ajustes e reelaborações. O texto depois de aprovado será destinado para as assessorias de imprensa da CNBB, dos regionais e dos organismos vinculados a entidade, bem como uma oferta de subsídio para as dioceses em todo o Brasil. Representando o Regional Sul 1 da CNBB estiveram presentes o Pe. Davi da Cruz, assessor da Pastoral da Comunicação na Diocese de Santo Amaro e o jornalista Renato Papis, assessor de imprensa deste Regional.

De Brasília, Renato Papis, Especial para o Regional Sul 1.
Créditos das Fotos Assessoria de Imprensa da CNBB