Jovens do mundo inteiro se preparam para reunião pré-sinodal com o Papa em março de 2018

Publicado em 14 de dezembro de 2017 - 15:05:40

O Ano de 2018 vai ser bem agitado e importante para a juventude do mundo inteiro. Além da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que será sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ em outubro de 2018, o Papa Francisco convocou uma reunião pré-sinodal de 19 a 24 de março de 2018. O convite é para os jovens de diferentes partes do mundo: jovens católicos e jovens de diversas confissões cristãs e de outras religiões; também jovens não crentes.

A data do encontro, que terá como tema ‘Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus‘, foi escolhida para permitir a participação de todos, na conclusão dos trabalhos, na celebração Eucarística do Domingo de Ramos com o Santo Padre na Praça São Pedro, por ocasião do 23º Dia Mundial da Juventude de 2018.

Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilson Basso, esse encontro representa a seriedade e o amor com que o papa Francisco trata a juventude.

O encontro foi anunciado em outubro de 2017. Na ocasião, o papa disse esta iniciativa se insere no caminho de preparação para o Sínodo dos Bispos.

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos chegou a divulgar nota afirmando que a iniciativa permitirá aos jovens exprimir suas expectativas e desejos, bem como suas incertezas e preocupações nas complexas situações do mundo de hoje.

Ao todo, serão convidados 300 jovens que serão escolhidos, principalmente, pelas Conferências Episcopais. É por isso que as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais, as operadoras, as pessoas próximas aos jovens, os representantes dos movimentos, associações e um bom número de jovens vindos de fora, tanto os cristãos quanto outras religiões e não-crentes nos ajudarão.

A Reunião pré-sinodal contribuirá para enriquecer a fase de consulta já iniciada com a publicação do “Documento Preparatório” e o “Questionário”. O fruto dos trabalhos da Reunião será oferecido aos Padre Sinodais, junto com outra documentação, para favorecer a reflexão e aprofundamento.

A CNBB já encaminhou a Secretaria Geral do Sínodo as respostas ao questionário respondido pelos jovens do Brasil. Ao todo, 176 dioceses contribuíram com as respostas. Muitas delas enviaram as respostas pelo site do Sínodo que ainda recebe contribuições até 31 de dezembro de 2017.

Fonte: CNBB