“Ser Igreja na rede” é tema do IV Seminário de Comunicação no RJ

Publicado em 6 de novembro de 2017 - 16:00:57

O Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, sediará o IV Seminário de Comunicação entre os dias 7 e 10 de novembro. O tema “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso” será debatido por palestrantes do Brasil, da Itália (Roma) e dos Estados Unidos.

Segundo o anfitrião, arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, eles “são profissionais capacitados a proporcionar uma reflexão sobre temas que tocam concretamente o apostolado da Igreja nestes tempos de uma cultura digital”.

Um dos organizadores, padre Arnaldo Rodrigues, contou que a intenção do encontro é proporcionar um estudo da Igreja no ambiente das redes sociais e novas tecnologias nos dias atuais. “A Igreja está inserida nesse contexto. E quisemos fazer esse estudo trazendo alguns profissionais dessa área. Esses encontros nos ajudam inclusive a nos prepararmos para os momentos que virão na era digital”, afirmou o sacerdote.

Os conferencistas serão: o secretário da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé (Dicastério para a Comunicação), monsenhor Lucio Ruiz; o vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, Inc. e presidente da Qualcomm CDMA Technologies (Califórnia, EUA), Cristiano Amon; o jornalista e professor das universidades Facha, Metropolitana do México, Escola Superior de Propaganda e Marketing e PUC-Rio, Fernando Morgado e o assessor da Comissão Episcopal para Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier.

Comunicar a Palavra

Dentre as reflexões do encontro, estarão: a construção da cultura digital; o meio digital como "liquidificador” de relações; o empoderamento das pessoas através do uso da rede; a rede entre conexão e solidão; a rede e o conceito de comunhão eclesial; o smartphone – maior plataforma de desenvolvimento e comunicações da Humanidade. O que esperar na próxima década e como a tecnologia continuará a se desenvolver também será tema de explanação no encontro.

“Desejo ressaltar a importância de continuarmos a preparação daqueles que colaboram com nosso pastoreio para ajudar nossas dioceses, congregações e institutos. Somos constantemente chamados a olhar a realidade como se apresenta, a refletirmos e a darmos uma resposta sempre atual com base no Evangelho, aplicando-a nas novas ‘praças de evangelização’ e com os novos meios disponíveis”, exortou Dom Orani.

Segundo ele, o aumento do número de participantes do seminário pode ser observado ao longo dos anos. Na primeira edição do evento foram 97 inscritos, enquanto no último (2016) foram 106. Nesta edição, são 116 os inscritos até o momento. Segundo a organização, o evento foi pensado para ser único, acontecer apenas uma vez. Mas devido ao sucesso e à necessidade, tornou-se um encontro anual.

“Isto nos mostra uma busca pelo aperfeiçoamento e uma necessidade de ajudarmos nossos colaboradores mais diretos na área da comunicação a estarem sempre mais preparados, também tecnicamente, para os desafios que temos diante de nós”, afirmou Dom Orani.

Padre Arnaldo contou que além das palestras, haverá atividades culturais ligadas à área da comunicação.

“Cada diocese, movimento ou grupo que estiver presente poderá levar para seu local de trabalho as ideias e partilhas que tiveram durante o seminário. Portanto, pedimos a Deus que nos auxilie e nos conduza para que nos coloquemos a serviço da Palavra, a fim de comunicarmos aquilo que o Senhor Jesus Cristo nos pede, sempre com mais profissionalismo, zelo, atenção e fidelidade”, pontuou.

Curta e acompanhe também a página do seminário no Facebook: Seminário de Comunicação Social.

Fonte: Arqrio