Osib faz balanço do Encontro para diretores espirituais de Seminário e Casas de formação

Publicado em 30 de outubro de 2017 - 16:42:06

Entre os dias 16 a 18 de setembro, aconteceu na Casa de Retiro de Schoenstatt, em Atibaia (SP) o Encontro para Diretores Espirituais de Seminário e Casas de Formação. O encontro foi promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do Regional Sul 1 da CNBB e assessorado pelo padre Osmar Cavaca.

O evento foi acompanhado por Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca (SP) e referencial da OSIB no Regional Sul 1, juntamente com o padre Leandro dos Santos, Presidente da Osib no Regional Sul 1 da CNBB.

Os mais de 43 formadores de todo o estado de São Paulo discutiram o tema: Direção Espiritual e o Projeto de Vida.

Os padres Eugênio Pessato, Paulo Roberto Saraiva de Brito, Genildo Neves dos Reis, diretores espirituais dos seminários diocesanos propedêutico, filosofia e teologia, respectivamente e o reitor do seminário propedêutico, padre Paulo Sérgio Carlos participaram do encontro pela Diocese de Piracicaba.

Dom Paulo Roberto Beloto, fez um balanço final do encontro.

“Com a graça de Deus, tivemos mais um Encontro para os Diretores Espirituais de Seminários e Casas de Formação, do Regional Sul 1 da CNBB. É um serviço que a OSIB presta aos presbíteros que assumem este sublime e importante ministério. Fomos assessorado pelo Pe. Osmar Cavaca, que foi muito feliz e profundo em suas reflexões, sobre o exercício de uma liberdade libertada, a descoberta da identidade pessoal, a experiência de Deus, com os acentos sobre o valor da oração, da fé e da ação do Espírito na vida e na direção espiritual. Também apresentou uma proposta de Projeto de Vida. No discernimento de uma vocação, precisamos de mediações. O Espírito Santo é quem dirige. Mas as pessoas também são fundamentais neste caminho. Deus seja louvado por todos aqueles que possibilitaram a realização deste evento. ‘Eterna é a sua misericórdia’ (Sl 117,1) ”, avaliou dom Paulo.

Para o presidente estadual da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), padre Leandro dos Santos, o Encontro foi muito positivo, inclusive o diferencial deste encontro foi justamente à dinâmica da formação teórica, mas, sobretudo trouxe a troca de experiência com grande participação dos padres, sejam das suas conquistas e dificuldades no trabalho da formação, sobretudo do acompanhamento espiritual, dos futuros presbíteros, por isso este encontro conseguiu alcançar seus objetivos. Ele também adiantou que a Osib pretende ao longo do próximo ano, realizar um Encontro destinado aos psicólogos e psicólogas que atuam nas casas de formação com a terapia junto aos futuros presbíteros.

Fonte: CNBB/sul1