Congresso de Seminaristas reflete missionariedade a partir da figura de Maria

Publicado em 11 de julho de 2017 - 16:10:59

Entre os dias 30 de junho e 04 de julho, cerca de 90 futuros presbíteros de todo o Estado de São Paulo estiveram reunidos no Seminário Missionário Bom Jesus, em Aparecida, para o 3º Congresso Missionário de Seminaristas. Representantes de 30 dioceses e 02 Congregações Religiosas participaram do encontro, que trouxe como tema “Presbíteros missionários, com Maria, fazendo o que Ele nos disser”.

O evento foi realizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Sul 1 da CNBB e teve como objetivo aprofundar o estudo sobre as dimensões da formação presbiteral (espiritual, intelectual, pastoral, humano-afetiva e comunitária), como indicam as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.

O encontro contou com a presença de diversos conferencistas: Dom Orlando Brandes (arcebispo metropolitano de Aparecida), Dom João Inácio Müller (bispo diocesano de Lorena), Pe. Jaime Luiz Gusberti (secretário executivo do Centro Cultural Missionário), Pe. Everton Aparecido da Silva (assessor do COMIRE Regional Sul 1), Pe. Tarcisio Marques Mesquita (coordenador do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo), Pe. Gianpietro Carraro (Missão Belém), Pe. José Adalberto Vanzella (Faculdade Dehoniana de Taubaté), Frei Luiz Boccato de Almeida (PUC Ipiranga) e Irmã Maria Inês Ribeiro Vieira (presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil).

No sábado, o Pe. Antônio Maria conduziu uma noite mariana com reflexões e cantos sobre a devoção popular à Virgem Maria e, na manhã seguinte, os seminaristas fizeram uma caminhada orante até o Santuário Nacional, onde participaram da Santa Missa presidida por Dom Orlando. Na tarde da segunda-feira, os congressistas realizaram visitas missionárias a enfermos e residências das paróquias de Aparecida.

No domingo pela manhã, foram apresentados os membros que irão compor a nova equipe executiva do Conselho de Seminaristas do Regional Sul 1, bem como a Carta Compromisso lançada a partir das reflexões propostas no Congresso, comprometendo os seminaristas à prática missionária. Aproveitou-se a oportunidade para anunciar a cidade que irá sediar o próximo Congresso: Mogi das Cruzes.

“As conferências realizadas nos deram bases sólidas para nossa formação e prática missionária em nossas Dioceses. Agora, permanecemos juntos em oração e em missão, desejando força e determinação para a nova equipe executiva. Que Deus nos abençoe”, disse o seminarista Thiago Henrique Guimarães, atual coordenador do Conselho de Seminaristas do Regional Sul 1.

Neste ano fez-se um gesto concreto no congresso. Os seminaristas foram motivados a trazer ao congresso livros de conteúdo filosófico e teológico, que serão enviados à diocese de Pemba, no Moçambique, para a formulação da biblioteca do seminário local.

O encerramento do Congresso se deu com a Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Os seminaristas foram enviados de volta às suas Dioceses, paróquias e seminários, a fim de colocarem em prática o que foi abordado ao longo destes dias de encontro.

Fonte:| Assessoria de Imprensa do COMISE – Regional Sul 1