“Já é Natal e Ano Novo”

Publicado em 21 de dezembro de 2017 - 17:43:16

É chegada mais uma vez a conclusão do ano civil. O ano de 2017 já chega ao fim para darmos início ao ano de 2018. Nas famílias, o canto “Adeus Ano Velho e Feliz Ano Novo” já está quase preparado para ser entoado por pessoas que querem unir as mãos e as preces por um ano cheio de alegria e amor, de esperança e fé, de justiça e paz. Ansiosas, as crianças já esperam pela chegada do ano vindouro para irem de casa em casa transmitir os votos de “Bom Princípio de Ano Novo” e receberem doces e moedas em retribuição aos votos desejados. Não falta também a generosidade dos cristãos que já querem partilhar do que eles têm e são com os mais carentes, pobres e doentes de nossas comunidades.

Encerramos agora o ano de 2017 para iniciarmos o de 2018, sob a égide do “Ano Nacional do Laicato”, do mesmo modo que nós já encerrávamos 2016 e iniciávamos 2017 com a realização do “Ano Nacional Mariano”, pois a cada ano, em geral, decide-se por um tema que quer iluminar a ação evangelizadora e pastoral da Igreja no Brasil.

Para celebrar os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida a três pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul, os bispos do Brasil nos convocaram durante o ano 2017 para a celebração do “Ano Nacional Mariano”. Em preparação a esta festa, a Diocese de Piracicaba recebeu a visita da imagem peregrina jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu as nossas Regiões Pastorais, e celebrou suas concentrações regionais, Romaria ao Santuário Nacional e a concentração diocesana, reunindo grande parte dos devotos da Mãe Aparecida. Foi para nós uma oportunidade ímpar de celebrarmos os “300 anos de Bênçãos” recebidas sob sua materna intercessão, e recordar que nossa devoção à Maria Santíssima nos une cada vez mais ao seu Filho Jesus, autor da vida e salvação.

Faço votos que o ano vindouro seja um tempo oportuno para celebrarmos a presença viva do Laicato nas nossas comunidades paroquiais, nos conselhos pastorais e administrativos, nas pastorais, movimentos e associações da Igreja, e nas organizações da Sociedade, como “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14), “cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”.

Que a luz da estrela que guiou os Magos do Oriente até ao encontro do Menino Deus envolto em faixas na Gruta de Belém seja a luz que nos acompanhará e guiará nesse “Ano Novo”. Aos meus diocesanos, transmito votos de um “Feliz e Santo Natal” e um 2018 repleto de bênçãos do Senhor.

Dom Fernando Mason, OFMConv
Bispo Diocesano de Piracicaba