“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Pastoral da Criança - 30 anos de amor à vida

Publicado em 20 de abril de 2017 - 17:22:12

Quando Deus chamou Moisés para a missão de libertar o povo Hebreu da escravidão do Egito, assim se expressou: “Eu vi a miséria do meu povo. Ouvi seu clamor contra sues opressores, conheço os seus sofrimentos. Por isso desci para libertá-los. Vai, eu te enviarei para fazer sair do Egito o meu povo” (Ex 3,7-10).

Foi assim que começou a Pastoral da Criança em nossa diocese. Dom Eduardo Koaik (saudosa memória) notando que Piracicaba, assim como outras cidades da diocese, estava crescendo muito, havendo a necessidade de uma maior atenção às crianças e suas famílias convidou em 1987 a assistente social, Elizabeth Nardin (in memoriam) e o casal Antônio Canto (in memoriam) e Bergue Canto para implantar na diocese a Pastoral da Criança, criada pela dra. Zilda Arns (in memoriam), com o objetivo de “salvar vidas”, promovendo as mães e famílias para lutar por um mundo mais justo e solidário.

Com a orientação de Dom Eduardo, foi implantada a Pastoral primeira-mente na Paróquia São Francisco Xavier, nos bairros Jardim Glória e Jardim das Flores, com 20 líderes. Foi crescendo e se espalhando por quase todos os municípios e paróquias que compõem a diocese e hoje está presente em 11 municípios, 52 paróquias e 158 comunidades. São 608 líderes e 376 apoiadores que acompanham 5.302 crianças, 252 gestantes e 4.609 famílias. “Os números falam por si, e mais alto fala o amor com que se inflamam os corações” (Dom Eduardo Koaik).

Os líderes fazem um acompanhamento à criança desde o ventre materno. Cuidam no início da vida, desde a sua gestação. Líderes, coordenadores, grupos de apoio, dividem os seus dons com os irmãos, unindo Fé e Vida. Fazem visitas mensalmente, ensinam e estimulam as mães mostrando a importância do pré-natal, aleitamento materno, vacinação, alimentação saudável, para que haja o desenvolvimento integral da criança, sempre lembrando dos três “As”: Amor, Alimento e Atenção.Valorizam a mulher, elevando sua autoestima, para que se sintam animadas a cuidar melhor dos seus filhos para que “Cresçam em Sabedoria e Graça” (Lc 2,52)

Quem são esses Líderes? Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. Então são pessoas que sentindo o chamado de Deus, assumem voluntariamente a missão de “salvar vidas”. Participam de uma capacitação com o Guia da Pastoral da Criança que contém conhecimentos importantes numa linguagem simples, clara e acessível a todos.
Esse Guia foi aprovado por autoridades religiosas, líderes, coordenadoras, especialistas em saúde e educação. Avaliado tecnicamente por entidades governamentais, acadêmicas e sociedades científicas nacionais e internacionais. Foi baseado nos Direitos da Gestante, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e assegurado na Constituição Brasileira.
Temos certeza, através de testemunhos, que pessoas que participaram dessa capacitação, nesses 30 anos, levaram para suas famílias, suas comunidades, sua vida, esses conhecimentos, mesmo que por algum motivo estejam atualmente afastadas da Pastoral da Criança. “Fazer ou não fazer algo só depende da nossa perseverança”.
Muitas crianças que foram acompanhadas, hoje são mães que evangelizam seus filhos desde o ventre materno, muitas se tornaram líderes.

Eu, particularmente, louvo a Deus por essa imensa graça de fazer parte desta Pastoral da Criança em nossa diocese nesses 30 anos. Louvo a Deus pelos bispos, padres, pastorais, movimentos, coordenadores, líderes, capacitadores, pessoas da rede pública que muito colaboraram. Louvo a Deus pelos meus dez filhos e familiares. E também pela coordenação nacional que nos dá suporte e nos mantém atualizados. Obrigada meu Deus pelas crianças que foram salvas e pela imensidão de amigos que ganhei na Pastoral da Criança. Finalizo com o refrão de uma música:

“- Ó Senhor! Quero agora Te agradecer. 30 anos de muito amor. De lutar, de viver!” (Elder Canto)

Bergue Canto
Idealizadora da Pastoral da Criança

 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções