Notícias da Diocese

Aos 88 anos, falece Frei Antônio Victor (OFMcap)

Publicado em 17 de maio de 2018 - 15:11:00

Faleceu na manhã de hoje (17), aos 88 anos, o Frei Antônio Victor Dragunas. Ele esteve internado no Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba - SP, tratando de uma pneumonia há cerca de 20 dias.

Frei Victor, como era chamado, nasceu em 23 de março de 1930 e entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos 18 anos, porém desde criança fazia parte do seminário de menores. O frei realizou a sua profissão perpétua em 1951. Na véspera do dia de Santo Antônio, em 12 de junho de 1954, foi ordenado padre.

Pioneiro no uso de equipamentos de informática

Frei Victor comemorou em 2018 setenta anos de vida consagrada. Ele residiu e trabalhou em diversos lugares: Penápolis, Glicério, Birigui, Votuporanga, Dracena, Marília, Santo André... dedicou-se, principalmente no atendimento pastoral aos doentes e àqueles que vinham em busca do perdão do Deus.

Ele viveu quase 50 anos no Convento Imaculada Conceição, em São Paulo, onde desenvolveu trabalhos na área da secretaria. Lá era conhecido pelo pioneirismo tecnológico, acompanhando de perto o surgimento do computador e da internet. Infelizmente, o Alzheimer que o acometeu não permitiu que acompanhasse o grande boom tecnológico e social a partir do surgimento dos smartphones. Além disso, foi por muitos anos o fotógrafo oficial da Província, eternizando para a história os momentos mais importantes da vida dos capuchinhos de São Paulo.

Um livro de orações com dedicatória escrita por Padre Pio em 1954 foi enviado ao Frei Antônio Victor que era grande admirador do santo capuchinho. O Ministro Provincial, Frei Carlos Silva, também encontrou na época, entre os documentos presentes no quarto do frei quando se mudou, um rico material com fotos do santo de Pietrelcina.

O velório ocorreu na Igreja dos Frades de Piracicaba (Paróquia Sagrado Coração de Jesus). Frei Victor foi sepultado às 15h, no Cemitério da Saudade, na mesma cidade.

Oremos pelo descanso deste amado irmão que parte para a casa do Pai para a sua páscoa definitiva.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)