Delegados da Diocese de Piracicaba participarão do 14º Intereclesial da CEBs, em Londrina

12/01/2018  |  14:38:27

Quatorze delegado(a)s da Diocese de Piracicaba irão participar do 14º Intereclesial da CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) que será realizado na Diocese de Londrina (PR), de 23 a 27 de janeiro. O evento deverá contar com a presença de personalidades de renome da caminhada das CEBs.

O 14º Intereclesial, o evento tratará do tema “As CEBs e os desafios no mundo urbano” e lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Êxodo, 3:7). A expectativa é de reunir mais de 3.000 participantes de todo o Brasil que serão acolhidos pelas várias comunidades paroquiais e famílias de Londrina e cidades no seu entorno.

O encontro nacional da CEBs acontece a cada quatro anos. Durante o ano passado, foram feitas várias reuniões preparatórias para o evento. Dentre os encontros, um foi realizado em Jales, com a participação dos 400 delegado(a)s do Estado de São Paulo.

O 14º encontro Intereclesial das CEBs terá uma metodologia de trabalho, baseada no método “Ver, Julgar e Agir”. Para ampliar as reflexões dos desafios urbanos, o encontro terá 13 mini plenárias que vão discutir temas como o acesso e condições de moradia; os desafios da mobilidade urbana; os desafios da formação e educação; desafios de acesso e participação na cultura e lazer, os desafios da democratização e participação na política partidária; as mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade; os desafios das juventudes; mídias, novas tecnologias e direito a comunicação; movimentos e organizações sociais e populares; ecologia e o cuidado ambiental; Pluralismo: ecumenismo e dialogo inter-religioso; direito a saúde e saneamento; a questão da violência e da segurança.

Haverá três grandes celebrações (abertura, dos Mártires e de Encerramento). Contamos com presença de vários bispos, padres, diáconos religiosos e religiosas de todo o Brasil, além da presença de estrangeiros de diversos países.

Ao final do encontro serão definidas diretrizes para o trabalho das CEBs de acordo com a realidade de cada regional.

Na Diocese de Piracicaba o animador diocesano da CEBs é o diácono Irineu Lisboa, o coordenador diocesano é Antônio Salustiano Filho e o coordenador setorial da Região Pastoral Santa Bárbara, Luiz Roberto Gato.

Texto: Antonio Salustiano Filho (coordenador diocesano de CEBs)