“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Notícias da Diocese

Delegados da Diocese de Piracicaba participarão do 14º Intereclesial da CEBs, em Londrina

Publicado em 12 de janeiro de 2018 - 14:38:27

Quatorze delegado(a)s da Diocese de Piracicaba irão participar do 14º Intereclesial da CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) que será realizado na Diocese de Londrina (PR), de 23 a 27 de janeiro. O evento deverá contar com a presença de personalidades de renome da caminhada das CEBs.

O 14º Intereclesial, o evento tratará do tema “As CEBs e os desafios no mundo urbano” e lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Êxodo, 3:7). A expectativa é de reunir mais de 3.000 participantes de todo o Brasil que serão acolhidos pelas várias comunidades paroquiais e famílias de Londrina e cidades no seu entorno.

O encontro nacional da CEBs acontece a cada quatro anos. Durante o ano passado, foram feitas várias reuniões preparatórias para o evento. Dentre os encontros, um foi realizado em Jales, com a participação dos 400 delegado(a)s do Estado de São Paulo.

O 14º encontro Intereclesial das CEBs terá uma metodologia de trabalho, baseada no método “Ver, Julgar e Agir”. Para ampliar as reflexões dos desafios urbanos, o encontro terá 13 mini plenárias que vão discutir temas como o acesso e condições de moradia; os desafios da mobilidade urbana; os desafios da formação e educação; desafios de acesso e participação na cultura e lazer, os desafios da democratização e participação na política partidária; as mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade; os desafios das juventudes; mídias, novas tecnologias e direito a comunicação; movimentos e organizações sociais e populares; ecologia e o cuidado ambiental; Pluralismo: ecumenismo e dialogo inter-religioso; direito a saúde e saneamento; a questão da violência e da segurança.

Haverá três grandes celebrações (abertura, dos Mártires e de Encerramento). Contamos com presença de vários bispos, padres, diáconos religiosos e religiosas de todo o Brasil, além da presença de estrangeiros de diversos países.

Ao final do encontro serão definidas diretrizes para o trabalho das CEBs de acordo com a realidade de cada regional.

Na Diocese de Piracicaba o animador diocesano da CEBs é o diácono Irineu Lisboa, o coordenador diocesano é Antônio Salustiano Filho e o coordenador setorial da Região Pastoral Santa Bárbara, Luiz Roberto Gato.


Texto: Antonio Salustiano Filho (coordenador diocesano de CEBs)
 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções