Missa solene marcará os 65 anos de sacerdócio de Mons. Juliani

24/11/2017  |  17:33:59

No próximo dia 8 de dezembro, monsenhor Luiz Gonzaga Juliani, pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia São José, em Piracicaba, festejará 65 anos de sacerdócio. Para festejar a data, será celebrada Missa de Ação de Graças, às 19h30, na Igreja Matriz.

Sobre Monsenhor Juliani:

Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani nasceu em Capivari, no dia 2 de junho de 1927, filho de Thomaz Juliani e Maria Maschietto Juliani. Na Matriz de São João Batista foi batizado, crismado e fez sua primeira comunhão.

Sua formação sacerdotal iniciou-se no Seminário Diocesano de Campinas, onde cursou os antigos ginásio e colegial, prosseguindo no Seminário Central “Imaculada Conceição”, no Ipiranga, na capital paulista, onde fez Filosofia e Teologia.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 8 de dezembro de 1952, na Catedral de Santo Antônio, por imposição das mãos de Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo diocesano.

Iniciou seu ministério sacerdotal em Santa Bárbara D´Oeste, transferindo-se, em 1954, para Piracicaba, onde trabalhou na Paróquia Imaculada Conceição e no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição”, a primeira casa de formação sacerdotal da diocese, ocupando os cargos de professor, mestre de disciplina, diretor espiritual e reitor. Foi responsável pela reforma e ampliação do seminário de Nova Suíça, que hoje abriga o Seminário Propedêutico e o Centro Diocesano de Formação.

No dia 1º de janeiro de 1964, assumiu como primeiro pároco da Paróquia São José, cabendo-lhe a tarefa de terminar as obras da matriz. Depois construiu o centro social e a casa paroquial. Fundou em 1967 o CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura que tem oferecido um grande trabalho de assistência e promoção social. Construiu, ainda, o Centro Pastoral da paróquia e uma creche que funciona em convênio com a prefeitura municipal. Além dessas, há outras realizações que marcam seu invejável currículo.

Coordenou a Campanha da Fraternidade na diocese e atuou na Câmara Eclesiástica como defensor do vínculo. Foi membro do Conselho Diocesano de Presbíteros e do Colégio de Consultores Por muitos anos exerceu o ofício de Chanceler Diocesano, até janeiro de 2006.

Como recompensa pelos muitos serviços prestados à Igreja, em setembro de 1988 foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o título honorífico de Monsenhor “Capelão de Sua Santidade”.
Em 23 de dezembro de 1968 recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”. No ano seguinte, a Medalha do Centenário de Piracicaba, como reconhecimento pelo grande trabalho pastoral e social desenvolvido.

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Em 5 de fevereiro de 2006 encerrou seu ofício de pároco da Paróquia São José, onde continua exercendo seu ministério sacerdotal como pároco emérito e vigário paroquial.