Notícias da Diocese

“Maria, ícone da igreja discípula missionária” será o tema do 8º Encontrão de Pequenas Comunidades

Publicado em 18 de setembro de 2017 - 15:58:51

Tendo como tema “Maria, ícone da igreja discípula missionária” e o lema “Maria pôs-se a Caminho, dirigindo-se Apressadamente” (Lc 1,39), está marcado para o próximo dia 24 de setembro, o 8º Encontrão Diocesano de Pequenas Comunidades da Diocese de Piracicaba, na Paróquia Imaculada Conceição da Nova Suíça, em Piracicaba. O encontro deverá reunir cerca de 400 missionários vindos das 13 paróquias e uma quase-paróquia onde o Plano Missionário de Missão Permanente já está implantado.

A programação terá início às 8h com a acolhida. Logo após, às 8h30, será celebrada a santa missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason. Seguindo a programação, às 10h, Dom Fernando falará sobre o tema do encontro “Maria, ícone da igreja discípula missionária”, lembrando que a Igreja do Brasil festeja o Ano Nacional Mariano e os 300 anos do encontro da pequenina imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul. Ainda no período da manhã, padre Emerson Correr, pároco da Paróquia Maria Estrela da Evangelização, abordará o tema “As Urgências da Evangelização: Maria sai apressadamente”. Após o almoço haverá Vigília Eucarística, testemunhos de missionários e encerramento.

Atualmente o Plano Missionário de Missão Permanente está implantado nas seguintes paróquias da diocese: Imaculada Conceição e São João Batista, em Santa Bárbara D’Oeste; São Francisco de Assis, São Lucas, Imaculado Coração de Maria, Maria Estrela da Evangelização, Imaculada Conceição da Vila Rezende e Imaculada Conceição da Nova Suíça, em Piracicaba; Nossa Senhora Aparecida e Santa Cruz, em Rio Claro; Nossa Senhora de Fátima, em Capivari, Nossa Senhora Aparecida, em Rio das Pedras e a Quase-Paróquia Santo Antônio, no distrito de Ajapi, em Rio Claro.

MISSÃO PERMANENTE - Iniciado em 2006 na diocese, o Plano Diocesano de Missão Permanente está implantado em 13 paróquias que pertencem às regiões pastorais de Piracicaba, Capivari, Santa Bárbara e Rio Claro. Atualmente são 31 pequenas comunidades, que contam com a participação de aproximadamente 400 pessoas que se reúnem semanalmente.

8h – Chegada e acolhida
8h30 – Missa com Dom Fernando Mason
9h30 – Café
10h – Primeiro tema: “Maria, Ícone da Igreja Discípula Missionária” – Dom Fernando.
10h45 – Partilha em grupos
11h30 – Plenário
12h – Segundo tema: “As Urgências da Evangelização: Maria sai apressadamente” – padre Emerson Correr
12h45 – Almoço