Notícias da Diocese

Banco de Remédios da Diocese de Piracicaba passa a atender em novo horário

Publicado em 4 de agosto de 2017 - 16:26:24

Devido à demanda, o Banco de Remédios, órgão ligado à Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), da Diocese de Piracicaba estenderá o atendimento a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de agosto. Instalado no Centro Diocesano de Pastoral, na avenida Independência, 1146, o Banco de Remédios passará a atender das 10h às 12h e das 13h às 16h30, sempre de segunda a sexta-feira.

De acordo com a farmacêutica, Debora Pedrino, a iniciativa de ampliar o horário de atendimento também para o período da manhã se deu devido a grande procura registrada nos últimos quatro meses. “Temos observado que devido à crise econômica e ao desemprego muitas pessoas que perderam seus planos de saúde têm procurado o Banco de Remédios em busca de medicamentos”, salienta a farmacêutica.

Debora informa ainda que, até o final do ano passado, o Banco de Remédios assistia diariamente aproximadamente 80 pessoas. Já nos últimos quatro meses são mais de 170 atendimentos por dia. “Tivemos um aumento de cerca de 115%, principalmente de idosos cujo os recursos da aposentadoria não são suficientes para a compra de remédios”.

Ainda, segundo a responsável pela unidade, a maior parte dos medicamentos vem de doações de consultórios médicos, empresas farmacêuticas, na forma de amostra grátis e ou de particulares na forma de medicamentos sem uso e dentro do prazo de validade. Há também campanhas realizadas pela equipe de voluntários e em parceria com o poder público e iniciativa privada. “Quando os medicamentos chegam é feita uma triagem pelas voluntárias para verificar a validade e a integridade dos fármacos e em seguida são agrupados nas prateleiras de acordo com a classe terapêutica em ordem alfabética”, salienta Debora.

No Banco de Remédios são fornecidos gratuitamente os medicamentos que não são encontrados nas farmácias da rede pública, como: cardiovasculares, vasos dilatadores, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos.

BAZAR
- Na próxima sexta-feira, 11 de agosto, acontece o Bazar da Caridade com o objetivo de angariar recursos que serão revertidos para a compra de medicamentos para o Banco de Remédios. No bazar podem ser encontradas roupas masculinas, femininas, infantil, sapatos, lençóis, vestidos e acessórios. O bazar ficará aberto na sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146, em Piracicaba. Mais informações pelo (19) 2106-7561.