Notícias da Diocese

Missa de Ação de Graças pelos 250 anos de Piracicaba reúne clero, autoridades e fiéis

Publicado em 2 de agosto de 2017 - 15:03:37

No dia 1º de agosto, como parte dos eventos que marcaram as festividades dos 250 anos da fundação de Piracicaba, foi celebrada uma missa solene de Ação de Graças, na Sé Catedral Santo Antônio que reuniu clero, autoridades e fiéis.

A missa foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Piracicaba e pároco da Catedral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, que na ocasião também representou o bispo diocesano Dom Fernando Mason, que está em viagem à Itália e concelebrada pelos padres Kleber Fernandes Danelon, Paulo Sérgio Carlos, Anselmo Cardoso Martiniano, Eugênio Pessato, José Eduardo Sesso, Danilo Rubia Soares e Mateus Kerches Nicolucci.

A Celebração Eucarística contou com a presença do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri que estava acompanhado de sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri, do vice-prefeito, José Antônio de Godoy, do presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler, do deputado estadual, Roberto Moraes que estava acompanhado de sua esposa, Nilva Moraes e do presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso.

A homilia da celebração foi realizada pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.

Leia a íntegra da homilia:

“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Quero saudar a todos os que aqui se encontram para a celebração dos 250 anos da nossa cidade de Piracicaba: saúdo o Rev.mo Mons. Ronaldo Francisco Aguarelli, Vigário Geral de nossa Diocese de Piracicaba e Pároco da Sé Catedral de Santo Antônio, que nesta celebração representa S. Ex.cia Rev.ma Dom Fernando Mason, Bispo Diocesano, que está em férias anual em sua terra natal, na Itália. Em sua pessoa, Mons. Ronaldo, saúdo a todos os presbíteros e diáconos presentes; na pessoa do Ex.mo Sr. Prefeito Municipal Sr. Barjas Negri e de sua Ex.ma esposa Sandra Negri, saúdo o Ex.mo Sr. José Antonio de Godoy, Vice-Prefeito, o Ex.mo Sr. Matheus Erler, Presidente da Câmara Municipal, o Ex.mo Sr. Roberto Moraes, Deputado Estadual, e sua Ex.ma esposa Nilva Mores, e todas as autoridades aqui presentes ou devidamente representadas; saúdo ainda os representantes de várias entidades que atuam em nosso Município; e, enfim, a todos os que aqui se encontram para rezarmos por nossa amada Piracicaba.

«Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encantos...Ninguém compreende a grande dor que sente o filho ausente a suspirar por ti!»

assim, nós piracicabanos, cantamos a beleza de nossa cidade no estribilho de seu hino, verdadeira expressão dos que partem para outras plagas, e da terra que os viu nascer jamais se esquecem.

Hoje, não somos muitos, mas bendizemos a Deus Pai todo-poderoso em nome de todos os nascidos em Piracicaba e dos que aqui vivem, trabalham e estudam, mas certamente somos também porta-vozes de todos os piracicabanos ilustres e anônimos que já morreram e hoje habitam a cidade eterna brilhando como o sol no Reino de Deus Pai (cf. Mt 13,43).

Neste jubileu dos 250 anos do nosso Município, rezamos por nossa amada Piracicaba, por nossos governantes e por todo o povo, como foi explicitado nos ritos iniciais desta Santa Missa de Ação de Graças com essa antiquíssima oração: «acolhei as súplicas que fazemos pela nossa cidade, para que sejam consolidadas a concórdia e a justiça pela sabedoria dos governantes e a honestidade do povo, trazendo-nos a paz e prosperidade» (Missal Romano, p. 907).

Diz o versículo 9 do salmo 47(48): «Deus habita esta cidade». Nesse versículo narra-se a certeza da fé do povo em Deus que nunca está longe, mas acampou no meio de nós.

Conforme ouvimos na Primeira Leitura de hoje (Ex 33,7-11;34,5b-9.28), Deus através da coluna de nuvem habitou a Tenda da Reunião e falava a Moisés como a um amigo, mostrando-se misericordioso, clemente, indulgente, favorável, paciente, rico em bondade, fiel, e que conserva a sua misericórdia por mil gerações. Rezamos unidos à prece de Moisés pedindo por nossa Piracicaba que celebra seu aniversário: “Caminha conosco... perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua” (Ex 34,9).

Lemos no belo brasão de nossa cidade a frase latina «Audax in intellectu et in labore», o qual convida os que habitam sob os céus de Piracicaba a serem audazes na inteligência e no trabalho, para, nos dizeres de Santo Agostinho, Doutor da Igreja, construírem a cidade terrestre segundo o projeto do Pai.”