Notícias da Diocese

Monsenhor Juliani completa 90 anos

Publicado em 1 de junho de 2017 - 17:34:41

No próximo dia 2 de junho, monsenhor Luiz Gonzaga Juliani celebrará 90 anos de vida, sendo 65 deles dedicados à Igreja. Sua trajetória de vida confunde-se com a história da Diocese de Piracicaba, que foi criada oito anos antes de sua ordenação.

Em comemoração a essa data será celebrada Missa de Ação de Graças, às 19h30, na Igreja Matriz São José, em Piracicaba.

Sua vida foi e continua sendo dedicada à Igreja. É presença constante em todas as celebrações e atividades pastorais de nossa Igreja Particular sendo respeitado e admirado pelos demais presbíteros diocesanos e religiosos. Também é amado pelos fiéis da Paróquia São José, onde é pároco emérito, e pelos leigos das demais paróquias da diocese.

Como sacerdote foi construtor, professor, orientador espiritual e lutador pelas causas sociais. Iniciou seu ministério em 1952 na Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste. Em 1954 voltou à Piracicaba para trabalhar na formação de novos padres no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição”. No dia 1º de janeiro de 1964 assumiu como primeiro pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, onde atuou por 42 anos e atualmente é pároco emérito.

No período que foi o pastor da Paróquia São José, construiu a igreja matriz (hoje restaurada), o Cesac (Centro Social de Assistência Social), a creche Maria Maschietto Juliani e muitas capelas. “Devemos sempre realizar nossa missão onde somos chamados”, diz monsenhor Juliani quando perguntado sobre o seu ministério de sacerdote.

“Onde acontece algo que diga respeito à Igreja e aos padres, monsenhor Juliani ali está. Ele se faz presente, porque, afinal, ele a ama”, resume assim o bispo diocesano, Dom Fernando Mason, a dedicação de mons. Juliani à Igreja de Cristo.

Padre Marcelo Sales, pároco da paróquia São José afirma que “com júbilo no coração a Paróquia São José comemora os 90 anos de vida de seu pároco emérito monsenhor Juliani. Gratos somos ao céu por esse grande pai e guia de nossas almas. Gratidão eterna por ser ele quem é entre nós: imagem viva do Bom Pastor”.

Roguemos a Deus pelos 90 anos de vida de monsenhor Luiz Gonzaga Juliani.