“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Notícias da Diocese

Dom Paulo Evaristo Arns será sepultado hoje na cripta da Catedral da Sé

Publicado em 16 de dezembro de 2016 - 10:53:06

O arcebispo de Brasília e presidente da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Cardeal Sérgio da Rocha e o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, vão participar da cerimônia de sepultamento do arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Paulo Evaristo Arns.

O corpo do arcebispo emérito será enterrado nesta sexta-feira, 16, na cripta Catedral da Sé, no Centro de São Paulo. O sepultamento será feito após a celebração presidida pelo arcebispo metropolitano cardeal Odilo Scherer, às 15h.

Dom Paulo Evaristo que morreu na quarta-feira, 14, aos 95 anos será o primeiro cardeal enterrado no local. No espaço estão sepultados dois arcebispos, 11 bispos, três padres e o cacique Tibiriçá, primeiro cidadão de São Paulo, batizado e catequizado pelos jesuítas. O último arcebispo enterrado no local foi Dom Josephi Gaspar, em 1942.

A cripta é uma capela subterrânea que comporta, em média, 80 pessoas, sendo 55 cadeiras fixas e 30 colocadas durante cerimônias. Dom Paulo dedicou sua vida aos pequenos e se destacou na luta pelos direitos humanos durante a ditadura militar. Ao lado da irmã, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neuman, fundou a pastoral da criança. A morte de dom Paulo foi comunicada em nota e divulgada pela Arquidiocese de São Paulo que iniciava recordando o lema episcopal do cardeal “Spe in spem (De esperança em esperança)”.

O sinal de TV da transmissão da celebração da Eucaristia antes do sepultamento estará disponível no satélite star one c3 HD. Segundo a Arquidiocese de de São Paulo, a transmissão será feita pela Rede Vida de Televisão.

Telões espalhados dentro e fora da Catedral possibilitarão que os fiéis acompanhem esse momento. O sepultamento será realizado na cripta da Catedral e, em função do espaço pequeno, somente os familiares, cardeais, arcebispos e autoridades presentes poderão participar. Após o sepultamento, a cripta será liberada para a visitação do povo.

A assessoria de imprensa da Arquidiocese de São Paulo também informou que os jornalistas não poderão entrar na cripta, mas que todo o material feito por uma equipe multimídia vai registrar em vídeo e fotos estará disponível sem custo.

Os dados para os interessados na transmissão:

Datélite star one c3 HD

Frequência banda C: 3695 MHz

Frequência banda L: 1455 MHz

Satélite: C3

Banda: 6 MHz

Polarização: 2AE

 

Fotos: Arquidiocese de São Paulo 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções