Notícias da Diocese

Padre Ricardo Martins recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Publicado em 16 de dezembro de 2015 - 16:35:54

O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) homenageará o padre Ricardo Martins, pelos relevantes serviços prestados à Paróquia São Lucas, às capelas São Vicente de Paulo (Jardim Boa Esperança); Nossa Senhora de Guadalupe (Parque Orlanda); Nossa Senhora Auxiliadora (Javari I); e Nossa Senhora do Carmo (Monte Rey), além das comunidades Santa Galvão (Jardim São Luis); São Lourenço (Vila Sônia); São João Paulo II (Loteamento Vem Viver); São João Maria Vianey (Jardim Colina Verde); Santa Monica (Javari III) e Santo Agostinho (Piracicaba II).

Apresentada por Longatto, a moção de aplausos 237/2015 foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (9). No texto da homenagem, o vereador lembra que padre Ricardo tomou posse na Paróquia São Lucas em 19 de agosto de 2006, como quarto pároco, em cerimônia presidida pelo bispo emérito Dom Eduardo Koaik. “Em pouco tempo, ele conquistou a comunidade, sempre a frente da evangelização e de eventos sociais que integram a missão da Igreja Católica”, observa Longatto.

Padre Ricardo se empenhou a realizar “trabalho sério e dedicado” na paróquia, salienta o texto da moção de aplausos. Em 2007, organizou e iniciou a ação social onde eram servidas refeições duas vezes ao dia para a população carente da comunidade. A ação atendia aproximadamente 100 pessoas, além de envolver um bazar de roupas e acessórios, onde também eram fornecidos remédios para os necessitados.

Também no ano de 2007, padre Ricardo fez a primeira missão popular na comunidade, entre batizados, primeira eucaristia, crisma e regularização do casamento religioso. Em 2011 foi nomeado pela Diocese de Piracicaba como articulador da Comissão de Ordens - Ministérios e Vida Consagrada e assessor da Pastoral Presbiteral, onde permaneceu até dezembro de 2014. Atualmente, integra os membros nomeados pelo bispo Dom Fernando no Colégio dos Consultores e atua como animador da Renovação Carismática.

Em 2013 reformou a casa paroquial e entregou aos paroquianos o que era um “sonho antigo”, o novo Centro de Evangelização, com novas salas para reuniões e encontros pastorais. Mais tarde, em 2015, também esteve à frente da reforma da Igreja Matriz.

Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337 (Câmara de Vereadores de Piracicaba)