Notícias da Diocese

Paróquia Santa Bárbara concluiu curso de Cuidador de Idosos

Publicado em 3 de novembro de 2015 - 16:41:44

No último dia 1º outubro, Dia Mundial do Idoso, aconteceu o encerramento do Cuide Bem: Curso para Cuidador de Idosos promovido pelo Setor Serviço Social da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste.

O projeto que foi idealizado com carinho, amor e cuidado para que pudesse de fato atingir a comunidade em geral de forma efetiva e capacitar os participantes para o zelo com a população idosa!

Ao todo foram disponibilizadas 60 vagas e com uma divulgação restrita e em duas semanas as inscrições foram encerradas. Atualmente há uma lista de espera de cerca de 50 pessoas para um novo módulo e a procura ainda continua sendo alta da população em participar de uma nova configuração do curso. O curso visa dar capacitação, orientações específicas e inclusão dos participantes no mercado de trabalho.

A capacitação teve início no mês de julho e contou com a colaboração de uma equipe multiprofissional composta por: enfermeira, nutricionista, médico generalista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, dentistas e psicólogos que prontamente aceitou nosso convite para ministrar as aulas em suas variadas abordagens temáticas.

Para finalização do curso foi aplicada uma dinâmica e leitura de um texto para reflexão da importância do outro, em especial da pessoa idosa, bem como entrega de certificados para os participantes.

A Paróquia Santa Bárbara também elaborou certificado de reconhecimento para os profissionais envolvidos e em seguida todos participaram de um breve coquetel para celebrar o evento. Vale ressaltar que tanto o curso, como o material didático disponibilizado foi totalmente gratuito.

Enfim, podemos considerar que o intervalo de tempo entre a juventude e a velhice é mais breve do que se imagina sendo necessários a colheita da sabedoria e o armazenamento da suavidade para o amanhã, desta forma, elevamos nossa gratidão ao bom e doce Deus por nos permitir a realização deste curso e em especial ao Padre Jucimar Bitencourt e Diácono Sílvio Plotegher por apoiarem, a iniciativa.

“Ser guardião é guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todos eles e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração”. (Papa Francisco)

Texto: Gleice Cristiane de Santana (Assistente Social da Paróquia Santa Bárbara)

Foto: Pascom/Santa Bárbara