Notícias da Diocese

Padres da Diocese de Piracicaba participam do Paulistão Presbiteral

Publicado em 23 de outubro de 2015 - 16:03:18

Com o tema ‘Presbíteros no Brasil Atual: A alegria no anúncio do Evangelho do documento Evangelium Gaudium” e tendo como orientador e palestrante padre Alfonso Garcia Rúbio, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ocorreu de 21 a 24 de setembro, na cidade Passo Quatro(MG) o Paulistão Presbiteral.

O encontro foi em preparação ao 16º ENP: Encontro Nacional dos Presbíteros em Aparecida SP dia 19 a 25 de abril de 2016. Pela diocese participaram padres Cláudio César de Carvalho e Padre José Alves de Faria (Pe. Pedroso).

A luz do documento do santo Padre o Papa Francisco Evangelium Gaudium. padre Alfonso destacou que “o Presbítero na evangelização é necessário concentrar-se no essencial”.

O Presbítero: revisão da expressão Cultural da fé em Jesus Cristo.

Evangelium Gaudium (EG)36: “No núcleo fundamental do Evangelho o que sobressai é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Cristo morto e ressuscitado”.

O Presbítero: Revisão da imagem de Deus que nós apresentamos na Evangelização. A originalidade do Deus revelado por Jesus. O anúncio do Deus revelado por Jesus está presente continuamente na exortação. Deus da misericórdia, do perdão, do amor gratuito.

A igreja a serviço da salvação.

A salvação realizada por Deus mediante Jesus Cristo. A salvação dom de Deus e resposta do ser humano, depende do amor serviço. O Cristão é chamado a viver consciente e comunitariamente, a dimensão trinitária e Cristológica, presente no amor. A comunidade eclesial está a serviço da salvação para todos na medida em que é sinal do Deus amor e da fraternidade humana.

Padre Alfonso destacou ainda em sua reflexão Aplicação à vida do presbítero: vida do presbítero sinal vivo que é a igreja.

Vida do Presbítero: A serviço do amadurecimento de reflexão comunitárias sadias. A dimensão afetiva: expressão de sentimentos sinceros de aprovação, estima e louvor. Vida do presbítero: serviço simples, humilde e amoroso as pessoas e as comunidades eclesiais. Cuidado com a vontade de poder dominador. O verdadeiro poder promove o crescimento do outro, no extremo oposto da superproteção. Vida do Presbítero: aberto para acolher a todos especialmente aos mais pobres e deixados de lado.

Vida do Presbítero: convidados por Jesus Cristo para vivermos a aventura que significa a experiência de que somos amados gratuitamente pelo Deus do reino e para assumir as consequências libertadoras dessa experiência. Experiência que se comunica na palavra e no testemunho.

Por: Padre Cláudio César de Carvalho