Notícias da Diocese

Praça na Nova Piracicaba recebe nome de Madre Celina

Publicado em 23 de outubro de 2015 - 15:30:33

Com a morte da querida Madre Celina, fundadora do Mosteiro das Concepcionistas de Piracicaba, os "Amigos do Mosteiro" deram inicio á um belo ciclo de homenagens á memória desta querida religiosa, que viveu em Piracicaba por mais de 60 anos.

Primeiro foi colocado seu nome no Centro de Convivência Infantil do bairro Novo Horizonte, local administrado pela Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade) da Diocese de Piracicaba. Ela foi a fundadora e mantenedora deste centro desde sua fundação ao lado do Missionário Xaveriano, pe. Vicente Tonetto. Na festa de nomeação esteve presente o prefeito Gabriel Ferrato e nosso querido pastor, Dom Fernando Mason, além de amigos, autoridades e as crianças atendidas na escolinha.

Nesta cerimônia foi muito feliz a colocação do prefeito, Gabriel Ferrato, ao afirmar que: “Madre Celina foi vanguardista das políticas públicas voltadas à criança, em Piracicaba. Antes dela não havia espaços com atividades extracurriculares para as crianças. Ela é a grande pioneira ao criar e manter o Centro de Convivência Infantil, no bairro do Novo Horizonte”.

Na sequencia publiquei sua biografia com o título: "Madre Celina, testemunha da alegria". São 200 páginas recheadas de fotos, testemunhos e muita emoção das irmãs e dos amigos que conviveram com a madre. A renda obtida com a venda destes livros foi utilizada na construção da "Capela do Ossário das Irmãs". Assim os restos mortais destas religiosas que estão sepultadas no Cemitério Parque da Ressurreição serão em breve transladados para esta capela e poderão descansar em paz junto de seu Mosteiro, onde viveram em clausura por tantos anos.

Para finalizar este ciclo de homenagens acontecerá no dia 24 de outubro de 2015, às 10h, a inauguração da "Praça Madre Celina. Esta praça está localizada entre o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e o Mosteiro das Concepcionistas, na Avenida Armando Cesare Dedini, na Nova Piracicaba. A cerimônia de inauguração acontecerá no sábado, dia 24 de outubro de 2015, ás 10 horas, na Avenida Armando Cesare Dedini, na própria praça que estará toda remodelada e cuidada, graças á generosidade de uma empresa amiga que a adotou.

A cerimônia da benção da placa com a foto e o histórico da Madre Celina será presidida pelo padre Edvaldo de Paula Nascimento, reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e contará com a presença de Gabriel Ferrato, prefeito do Município de Piracicaba e do vereador Carlos Gomes da Silva ( Capitão Gomes), autor da lei que denominou a praça, além de amigos e familiares da homenageada. Após a cerimônia toda a comitiva e os convidados seguirão até o Mosteiro para entregar ás Religiosas cópia do texto da lei que denominou a praça. Serão recebidos no locutório pela Madre Maria Antônia e pela sua comunidade de irmãs de clausura.

A Praça Madre Celina é uma pracinha bem pequena, tem apenas 10 árvores e um grande cruzeiro, que marca a data das Missões Redentoristas que aconteceram no bairro. Mesmo sendo pequena esta pracinha tem algo de muito especial, pois ela tem a cara, o jeito da Madre Celina! Ela serve de passagem, de caminho até o Santuário. A missão desta pracinha é parecida com a missão desempenhada pela Madre Celina em sua longa existência: ser caminho até Deus, ser ponte até Jesus, levar ás pessoas á Maria, mãe de Deus! Centenas e centenas de fiéis passam por esta pracinha todas as semanas rumo ás missas do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres! Passam carregados de fé, esperança, pedidos e agradecimentos...

Nossa geração teve o privilégio de conhecer e conviver com esta figura feliz e iluminada, que foi a Madre Celina, pioneira e fundadora do Mosteiro da Vila Rezende, mas as gerações futuras dependerão do que deixarmos de vestígios, de sinais para terem este conhecimento e desenvolverem o mesmo carinho e reverência. Assim se justificam estas homenagens.
Toda a organização só terá sentido se os amigos de Madre Celina estiverem presentes nesta memorável manhã de sábado! Venha rezar conosco e celebrar a memória desta querida religiosa que marcou a história de nossa cidade!

Por: Claudinei Pollesel - membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.