Notícias da Diocese

Missa celebra 85 anos de Irmã Hermínia Zago e 62 anos de seu trabalho pastoral em Rio Claro

Publicado em 3 de setembro de 2015 - 15:31:16

No último dia 16 de agosto, domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, foi realizada na igreja Matriz de São João Batista, em Rio Claro, missa em ação de graças pelo aniversário de 85 anos de Irmã Hermínia Maria Zago e pelos 62 anos de seu trabalho pastoral realizado na cidade.

Natural do Rio Grande do Sul, Irmã Hermínia pertence à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e chegou ao Colégio Puríssimo Coração de Maria em 1953, onde lecionou música para sucessivas gerações. O Conjunto Melo-Rítmico, formado pelas então normalistas, obteve destaque nacional durante a década de 60, foi o primeiro grupo musical da cidade a ter seu trabalho registrado em LP, e no ano de 2010 completou 50 anos, em atuação.

O Coral Infantil do Colégio Puríssimo, também sob sua regência, participou de importantes montagens musicais, sendo aclamado por reconhecidos maestros e músicos do estado. Em 1979, criou e organizou os Concertos do Advento que, por anos, trouxeram para Rio Claro o melhor da música erudita feita no estado. Junto à paróquia de São João Batista, Irmã Hermínia dedicou-se à música litúrgica, organizando repertório para todas as paróquias da cidade entre as décadas de 70 e 80. Formou ainda o Coral Jovem da Matriz de S. J. Batista, que animou as liturgias desta paróquia por quase três décadas. Ampliando o trabalho, o mesmo Coral Jovem também participou de diversas apresentações e concertos pelo estado e fora dele, tendo obtido o primeiro lugar no Mapa Cultural Paulista, em 1995.

Quarenta anos após sua fundação, em 1975, cinquenta antigos membros do Coral Jovem, entre cantores e músicos, de diferentes épocas, reuniram-se e prepararam um novo coral, especialmente para esta missa. A grande adesão dos coralistas, amigos e alunos de Irmã Hermínia a homenagem surpreendeu, contam os idealizadores Luís Cláudio Sartori e Guilherme Meyer.

Presidida por Monsenhor Jamil Nassif Abib e concelebrada por Pe. Luiz Carlos Zotarelli, com a participação dos seminaristas diocesanos Antonio Carlos Silva, João Gabriel Fernandes e Willian Bento, a missa foi para todos um momento de reencontro, agradecimento e louvor ao trabalho e à vocação religiosa de Irmã Hermínia. Ela foi a mais jovem religiosa a vestir o hábito em sua congregação e, hoje, com uma vida inteira dedicada ao Reino e ao trabalho junto à comunidade através da Música, é pessoa mais que respeitada por todos que a conhecem e um exemplo de vivência da vocação. Outro importante e celebrado reencontro aconteceu entre Monsenhor Jamil e os membros do Coral, que esteve em atividade durante sua atuação enquanto pároco daquela Matriz. O trabalho de Irmã Hermínia é exemplo e mantém acesa a chama da vida religiosa conduzindo-nos, através da Música, ao Divino Artista.

Texto: Guilherme Meyer