Notícias da Diocese

Monsenhor Jorge recebe moção de aplausos pelos 60 anos de sacerdócio

Publicado em 3 de agosto de 2015 - 16:49:26

O monsenhor Jorge Simão Miguel, de 87 anos, recebeu moção de aplausos na noite de 1º de agosto, aniversário de 248 anos de Piracicaba. O ato teve, além da homenagem do presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PSC), o lançamento do selo postal pelos Correios em comemoração ao jubileu de diamante do sacerdote, correspondente aos 60 anos de ordenação sacerdotal. Autoridades do município acompanharam a solenidade, na Igreja Matriz Imaculada Conceição, na Vila Resende, onde atua como pároco emérito.

Para Erler, Piracicaba é privilegiada em ter um missionário dedicado à comunidade e à vida cristã. “É um trabalho iniciado na Vila Resende, mas que se espalhou pela cidade e contagiou Piracicaba. Todos o conhecem e reverenciam a sua simplicidade e entrega ao próximo”, disse o parlamentar, ao lembrar ainda o empenho do sacerdote na construção da atual Matriz, inaugurada em 23 de setembro de 1972.

Ao agradecer Erler pela moção, o monsenhor disse que recebeu a homenagem com humildade. “A conservação da minha pessoa no sacerdócio é um dom de Deus. Nada acontece sem a permissão dele”, declarou, citando ainda o apoio do amigo e monsenhor Luiz Gonzaga Giuliani, que foi seu colega de seminário de 1943 a 1948.

Além do prefeito Gabriel Ferrato, os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (federal) e Roberto Morais (estadual) enalteceram a dedicação do sacerdote à Piracicaba. Acompanharam a homenagem os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR) e Paulo Camolesi (PV), o vice-prefeito João Chaddad, o presidente do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), Barjas Negri, e o padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, pároco da igreja.

O professor universitário Victor Kraide Corte Real apresentou a arte do selo comemorativo aos 60 anos, produzida por ele. Reinaldo Moraes Batista, dos Correios, solicitou a presença de um carteiro na igreja, que trouxe três cartas. Elas receberam o selo e foram encaminhadas ao papa Francisco, ao núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e ao cardeal dom Geraldo Majella Agnelo.

TRAJETÓRIA – Filho de imigrantes libaneses, Jorge nasceu em Capivari. Aos 15 anos, ingressou no Seminário Diocesano de Campinas, em 1943. Em 11 de julho de 1944, participou da instalação da Diocese de Piracicaba, e da posse do primeiro bispo diocesano, dom Ernesto de Paula, em 8 de setembro do mesmo ano.
Em 8 de dezembro de 1955, dom Ernesto o ordenou sacerdote, na Catedral de Santo Antônio. Um dia depois, já celebrava a primeira missa na cidade, no Seminário Diocesano Imaculada Conceição e, no dia 11 daquele mês, a primeira missa solene na Matriz São João Batista, em Capivari.

Fonte: Câmara de Vereadores de Piracicaba (texto: Rodrigo Alves e foto: Davi Negri)