Notícias da Diocese

Dom Fernando Mason será ‘Cidadão Piracicabano’

Publicado em 1 de julho de 2015 - 16:17:00

Em homenagem ao seu décimo aniversário de episcopado na Diocese de Piracicaba, que ocorrerá no dia 24 de julho, dom Fernando Mason receberá da Câmara o Título de Cidadão Piracicabano. A iniciativa do vereador Paulo Sérgio Camolesi (PV), autor do projeto de decreto legislativo 21/2015, foi aprovada pelos parlamentares na reunião ordinária desta segunda-feira (29). A data da entrega será definida pela Câmara.

Italiano de Loreggia, província de Pádua, dom Fernando nasceu em 21 de janeiro de 1945. Os pais Florindo Mason e Ângela Piccolo lhe batizaram como Ernesto Ferdinando Mason e ele passou a se chamar Fernando quando se tornou frade. Religioso franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais, ele fez em 1962 a primeira profissão religiosa e foi ordenado sacerdote em 1971.

Para atuar no Brasil, Dom Fernando Mason cursou português na Universidade de Coimbra, em Portugal, e fez curso de preparação para a missão. Em julho de 1972 desembarcou em Santos, litoral paulista, e no final do mesmo ano exerceu a função de vice-pároco das paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora dos Navegantes, em Guairá, no Paraná. Em 1999, pelo papa João Paulo 2º foi nomeado primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba. “Ele tornou-se um marco para a igreja no litoral norte, responsável por seu crescimento e desenvolvimento pastoral, administrativo e espiritual”, comentou o vereador, que citou nesta segunda-feira, na justificativa de voto, o Título de Cidadão Caraguatatubense, concedido pela Câmara daquela cidade.

A nomeação como bispo da Diocese de Piracicaba aconteceu em 2005, por meio do papa Bento 16. Desde então, estão sob sua responsabilidade 68 paróquias, distribuídas em 15 municípios. Ao longo de 10 anos, dom Fernando criou 11 paróquias, ordenou 11 padres diocesanos e 26 leigos como diáconos permanentes, instituiu a celebração da concentração diocesana e criou o jornal mensal Em Foco, atualmente com tiragem de 40 mil exemplares e distribuição em todas as paróquias da diocese.

O bispo também definiu a Revisão Ampla, processo de reestruturação pastoral e administrativa da diocese, com implementação do 6º Plano Diocesano de Pastoral, criou as comissões diocesanas para agrupar as pastorais e movimentos, reformou o Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba, construiu o novo Seminário Filosófico São João XXIII e o Seminário Teológico São José, ambos em Campinas, e restaurou o antigo prédio do Lar Franciscano de Menores, onde hoje está a Cúria e o Centro Diocesano de Pastoral.

Fonte: Câmara de Vereadores de Piracicaba