Notícias da Diocese

“Ideologia de Gênero”: Dom Fernando envia carta para presidentes das Câmaras dos municípios que compõem a Diocese de Piracicaba

Publicado em 19 de junho de 2015 - 16:59:48

Até o próximo dia 24 de junho, as Câmaras Municipais de todo país devem votar Plano Municipal de Educação e um dos pontos questionadores deste plano diz respeito a “ideologia de gênero”, que em resumo quer mudar o que é a ordem natural:

“O Plano Nacional de Educação, sancionado no ano passado (lei 13005 de 25 de junho de 2014), prevê para os próximos dez anos as metas da educação desde o ensino básico até a pós-graduação e, estipula que também, os estados e municípios devem elaborar seus próprios planos até o final deste mês. E é na esfera municipal que os defensores de tal pensamento querem implantá-la inserindo-a no plano de educação.

A “ideologia de gênero” consiste em afirmar que homem e mulher não diferem pelo sexo, mas pelo gênero, e que este não possui uma base biológica, sendo apenas uma construção social atualmente imposta pela família e outros organismos. Neste sentido, as pessoas não nascem homem ou mulher, mas são condicionadas a se identificarem como homem ou mulher devido seu sexo, por tanto, seria normal uma pessoa passar de um gênero a outro já que é uma construção social e não uma realidade biológica.

Essa forma de pensar põe em risco o ser humano em sua estrutura fundamental - sua identidade - e consequentemente afeta a família e a sociedade.

Sendo assim, nosso bispo diocesano em comunhão com os demais bispos da província de Campinas e de todo o Estado de São Paulo, apresenta um breve texto na qual pontua os perigos dessa ideologia como um alerta para todos nós, por isso, é de grande importância que este texto seja de conhecimento de todos.

Desta forma, solicita-se que o texto abaixo seja divulgado em vossa comunidade paroquial, para que, juntos como Igreja Diocesana, defendamos os princípios naturais da identidade de cada ser humano.”

Mons. Agnaldo Rogério dos Santos (Vigário Geral)

Leia a íntegra da carta enviada por Dom Fernando Mason aos presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios que compõem a Diocese de Piracicaba

Ex.mos Srs.
Presidentes das Câmaras Municipais
Paz e bem!

Solicitados por nossos fiéis e alguns vereadores de nossas Câmaras Municipais, nós Bispos da Província Eclesiástica de Campinas, no exercício de nossa missão de Pastores, consideramos oportuno e necessário esclarecer o que segue, no que se refere à “Ideologia de Gênero nos Projetos Municipais de Educação”:

1. Não se trata, antes de tudo, de uma questão religiosa e sim, de uma questão humanística, isto é, do fundamento humano, organizador de uma sociedade. Toda ideologia é um sistema de ideias que esquece seu fundamento e procura impor sua compreensão reducionista a todos;

2. Por ser uma questão humanista, deve estar fundamentada nas evidencias próprias do convívio humano, fundamentos já adquiridos em nossa cultura ocidental a partir das ciências humanas e biológicas que tem seu sentido e alicerce na própria natureza;

3. Como seguidores de um sadio humanismo, desejando contribuir na construção da sociedade justa e fraterna, expressamos nossa preocupação com uma ideologia que afeta estes valores e que quer se impor a qualquer custo;

4. Por isso, queremos fazer chegar nossa preocupação aos Nobres Vereadores, legítimos representantes do povo, aos pais, primeiros responsáveis pela educação de seus filhos e, a todos os responsáveis pelas escolas;

5. Com senso de responsabilidade, vivendo numa sociedade plural, esperamos que o Plano Municipal de Educação a ser votado até o final de junho, evite qualquer inserção ou imposição da assim chamada “ideologia de gênero”.

Que Deus abençoe a todos que trabalham na edificação humana de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Dom Fernando Mason
Bispo Diocesano