“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Notícias da Diocese

Papa Francisco institui ministério de Catequista; confira texto na íntegra

Publicado em 11 de maio de 2021 - 10:13:11

 

Com a “Antiquum ministerium”, Carta Apostólica em forma de Motu proprio assinada na segunda-feira (10) e publicada nesta terça (11), o Papa Francisco instituiu o ministério laical de Catequista. No documento, o pontífice destaca que é necessário reconhecer a presença dos leigos que se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese.

“Esta presença torna-se ainda mais urgente nos nossos dias, devido à renovada consciência da evangelização no mundo contemporâneo (...) e à imposição duma cultura globalizada (...), que requer um encontro autêntico com as jovens gerações, sem esquecer a exigência de metodologias e instrumentos criativos que tornem o anúncio do Evangelho coerente com a transformação missionária que a Igreja abraçou”, escreve Francisco no documento.

De acordo com o documento do Papa, “fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente são as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”. Francisco faz ainda um convite às Conferências Episcopais para que “tornem realidade o ministério do Catequista”, promovendo a formação e as normas necessárias para acesso a ele. O ministério da Igreja deve ser desempenhado “de forma plenamente secular, sem cair em qualquer tentativa de clericalização”, recomenda o Papa.

 

MINISTÉRIO ANTIGO

Apesar de “novo”, o ministério de Catequista na Igreja tem origens muito antigas. Não por acaso o nome do Motu proprio é justamente “Antiquum ministerium”. E as raízes bíblicas deste “serviço do ensinamento” pelos “mestres” são destacadas pelo Papa logo na abertura do documento.

“Desde os seus primórdios, a comunidade cristã conheceu uma forma difusa de ministerialidade, concretizada no serviço de homens e mulheres que, obedientes à ação do Espírito Santo, dedicaram a sua vida à edificação da Igreja. Os carismas, que o Espírito nunca deixou de infundir nos batizados, tomaram em certos momentos uma forma visível e palpável de serviço à comunidade cristã nas suas múltiplas expressões, chegando ao ponto de ser reconhecido como uma diaconia indispensável para a comunidade”, acrescenta Francisco.

 

Clique aqui e confira a íntegra do Motu proprio “Antiquum ministerium”.

 

(Foto: Vatican Media)

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções