Notícias da Diocese

Dom Devair completa 100 dias à frente da Diocese de Piracicaba

Publicado em 26 de abril de 2021 - 16:17:14

Nesta segunda-feira, 26, Dom Devair Araújo da Fonseca completa 100 dias à frente da Diocese de Piracicaba.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 nesse período, o sexto bispo diocesano de Piracicaba, vem buscando manter proximidade às pessoas, seja nas visitas ao clero e fiéis das paróquias das diversas regiões pastorais ou nas visitas aos poderes executivo e legislativo dos municípios que compõem a diocese ou na utilização das redes sociais da diocese.

Na última semana do mês de janeiro, Dom Devair se reuniu com o clero das sete regiões pastorais. E no dia 22 de fevereiro iniciou as visitas às paróquias da diocese, cuja programação consta de reunião com o pároco e celebração eucarística. Nesses 100 dias, o bispo diocesano visitou 30 paróquias e oito prefeituras municipais. Também ministrou o sacramento da Crisma em algumas paróquias.

Sensibilizado com as consequências econômicas e sociais geradas pelo coronavírus, Dom Devair lançou uma Campanha de Solidariedade iniciada no Domingo de Páscoa e encerrada no Domingo da Misericórdia, convidando todas as paróquias para doação de alimentos não perecíveis como um gesto concreto da Quaresma. O bispo conheceu o trabalho do projeto solidário Exército de Formiguinhas, que distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades carentes de Piracicaba. Também visitou a UTI do Hospital Unimed, em Piracicaba, que atende pacientes com Covid-19, confortando e abençoando os doentes e profissionais da saúde.

Para melhor atender as necessidades administrativas da Cúria diocesana, Dom Devair realizou nomeações para a Chancelaria e para o Tribunal Diocesano. O bispo diocesano, também anexou a Capelania São Francisco de Assis à Paróquia Santa Catarina, em Piracicaba. Assim, a comunidade passou a pertencer a uma família paroquial, com pároco, vigário paroquial e diácono.

A pedido de Dom Devair foi realizada uma revisão da Comissão Diocesana que tem por objetivo a aplicação dos protocolos e medidas de prevenção contra abusos sexuais de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade, e de abuso de autoridade para a prática de delitos contra o 6º Mandamento do Decálogo. A comissão agora passa a ser formada por clérigos, religiosos e leigos, preferencialmente peritos em Direito Canônico, Direito Civil e Penal, Psicologia, Assistência Social e Pastoral, como está orientado no Motu Proprio.

Por ocasião do Ano Especial dedicado a São José convocado pelo Papa Francisco através da Carta apostólica “Patris corde”, o bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca lançou sua primeira Carta Pastoral no dia 19 de março, festa litúrgica de São José.

VOCAÇÕES – Dom Devair instituiu no ministério de acólito os seminaristas Cláudio Henrique Furlan e Luis Gustavo Marques da Silva, do quarto ano de teologia. Como incentivo ao trabalho vocacional realizado na diocese, aprovou o funcionamento do Centro Vocacional “Maria Mãe das Vocações” no prédio da Cúria diocesana. E no domingo, 25 de abril, ocorreu a primeira ordenação diaconal. Pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, o seminarista Aramis Bastos da Silva, foi ordenado diácono.

Visita de Dom Devair à Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, no dia 22 de abril

A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras também recebeu a visita de Dom Devair em 8 de abril

Projeto solidário Exército de Formiguinhas

UTI do Hospital Unimed, em Piracicaba