“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Sé Catedral Santo Antônio passa por reforma e restauração

Maio/2018 - Edição 120 - Ano XII

Estar com a Sé Catedral Santo Antônio totalmente reformada e restaurada para o Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba a ser celebrado em setembro de 2019 é o objetivo da comunidade paroquial e do pároco, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli. As obras tiveram início na segunda quinzena de fevereiro no subsolo do templo. Cada etapa da reforma será desenvolvida sem interferir nas celebrações.

Para que a intervenção de reforma e restauração pudesse ser executada, um projeto foi elaborado por arquitetos e apresentado para autorização da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra. Após esta etapa, houve a necessidade de iniciar o processo de aprovação junto à Prefeitura de Piracicaba, haja vista que o “templo” é tomado pelo patrimônio histórico do município. O processo foi encaminhado para o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) e aprovado globalmente em 14 de setembro de 2017.

A história do atual templo da Catedral tem início em 1946. O atual prédio substituiu a antiga matriz de Santo Antônio. A construção da nova Catedral foi uma iniciativa do primeiro bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula. A antiga igreja foi demolida e em 13 de junho de 1946 foi lançada a pedra fundamental para o começo da construção.

Após quatro anos, em 27 de dezembro de 1950, aconteceu a inauguração oficial da nova Catedral, com missa celebrada pelo pároco, monsenhor Manoel Francisco Rosa. Alguns anos depois, no dia 13 de março de 1958, aconteceu a bênção das torres, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo. No decorrer dos últimos 60 anos, esta é a primeira vez que o templo passará por uma ampla restauração. Até então, somente pequenos reparos foram realizados.

Monsenhor Ronaldo fala das obras na Catedral para o “Em Foco”

Acompanhe a entrevista do mons. Ronaldo sobre os trabalhos de reforma e restauração da Sé Catedral Santo Antônio.

Quais serão as intervenções que serão realizadas?
Mons. Ronaldo – Quero lembrar primeiramente que o projeto original da catedral é do conceituado arquiteto Benedito Calixto Neto que respondeu ao convite de Dom Ernesto de Paula. A obra passará por diversas etapas. O primeiro passo foi readequar o antigo salão social, que receberá uma nova finalidade, ou seja, novos banheiros com acessibilidade, secretaria, sala de atendimento dos padres, salas de reuniões e catequese, restauro da antiga cripta que será utilizada para atividades religiosas e sacramentais. O segundo momento será reformar, construir, restaurar e adaptar as diversas áreas de serviços como a sacristia, confecção de armários embutidos para “guardar com zelo” os paramentos e os objetos litúrgicos e religiosos, bem como construção de nova escadaria que ligará os três pisos, uma vez que a atual será demolida para cumprir as novas orientações de segurança do Corpo de Bombeiros. Ainda nesta fase será insta-lado um elevador para dar acesso aos três pisos da igreja. Na etapa seguinte faremos a reforma e revitalização da rede elétrica, da luminosidade e da climatização do templo. Toda obra de reforma e restauração foi dividida em oito etapas que compreende ainda reforma dos vitrais, lavagem das paredes externas, da capela do batismo, pintura interna da Catedral, restauro das portas, restauro dos pisos do átrio, da nave, do presbitério e da capela do santíssimo, e finalmente a construção do pórtico frontal da Catedral conforme o projeto original do arquiteto Calixto.

Como estão sendo obtidos os recursos para a obra, e como os fiéis podem colaborar?
Primeiramente quero agradecer a colaboração dos meus antecessores, o padre Otto Dana e o monsenhor Jamil Nassif Abib que durante a administração de cada um, trabalharam com a comunidade e guardaram uma quantidade suficiente para custear uma boa parte do empreendimento. Além do “caixa” da comunidade que é reforçado com as entradas ordinárias, como o dízimo, as coletas e ofertas, possuímos entradas extraordinárias como a festa e o bolo de Santo Antônio, e as festas de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida e ainda o chá beneficente realizado por agentes da Pastoral da Saúde. Também para ajudar na obra iniciamos a “Campanha Abrace a Catedral” que tem por finalidade sensibilizar as pessoas para colaborarem neste momento privilegiado da história da paróquia, da cidade e da diocese. As pessoas interessadas poderão obter mais informações na secretaria paroquial da Catedral pelo telefone (19) 3422-8489. É importante ressaltar que nosso empreendimento não recebe nenhum benefício financeiro das esferas municipal, estadual e federal. São recursos próprios, ou seja, fruto do trabalho da comunidade.

A Sé Catedral é um importante templo não só para a diocese, mas para a cidade de Piracicaba?
Certamente. Quais dos piracicabanos natos e de coração que nunca entraram na Catedral? Como qualquer templo ela é antes de tudo “a Casa de Deus e da família de Jesus”. Além da finalidade religiosa para toda nossa diocese, a Sé Catedral Santo Antônio é um templo marcante e “imponente” na região central da cidade. Ela é também um marco histórico e cultural da cidade. Mesmo quando um artista a representa com traços sinuosos em sua tela a mesma é imediatamente reconhecida, isto é, está na memória e no coração do povo piracicabano e diocesano.


Igreja dos Frades realiza troca de telhado

Iniciado em fevereiro, o restauro da cobertura e telhado da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Frades), está em fase de conclusão. Ao todo estão sendo trocadas 17 mil telhas. O projeto está sendo executado pela Corsi Arquitetura e, além do telhado, a obra prevê ainda a recuperação de estruturas comprometidas, restauro da parte elétrica e adequação às exigências do Corpo de Bombeiros.

Tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) como patrimônio histórico e cultural do município, o templo receberá telhas iguais às já existentes para substituir as que não apresentam mais condição de uso, além de madeiramento de características semelhantes à época de sua construção.

O pároco, frei Alberto Pegoraro, OFMCap lembra que a paróquia tem sua história ligada aos frades capuchinhos que se instalaram em Piracicaba a partir de 1890 e que a então Igreja do Sagrado Coração foi inaugurada em 8 de dezembro de 1895, ainda inacabada. “Não se pode negar a importância artística desse templo, que é um patrimônio e faz parte da história de Piracicaba, lembrando os quase 130 anos da presença dos frades que aqui chegaram e começaram a construir esta igreja”, destaca o frei.

Em fevereiro de 2017 a Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebrou 50 anos de criação. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções