Monsenhor Juliani celebra 65 anos de dedicação à Igreja

Dezembro/2017 - Edição 116 - Ano XII

Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani vivenciou dois momentos muito significativos em 2017: em 2 de junho festejou 90 anos de vida e no dia em que a Igreja celebra a festa da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, celebrou 65 anos de dedicação ao anúncio do Evangelho. Sua trajetória confunde-se com a história da Diocese de Piracicaba, que foi criada oito anos antes de sua ordenação.

A matriz da Paróquia São José ficou lotada durante a missa de Ação de Graças pelos seus 65 anos de sacerdócio. A Celebração Eucarística foi iniciada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason que em seguida passou a presidência ao mons. Juliani. A missa foi concelebrada por muitos padres diocesanos e religiosos, além do serviço de diáconos. Após a celebração, um jantar de confraternização reuniu os familiares, a comunidade, o clero e os amigos de mons. Juliani.

“Se eu tivesse que definir todo o seu ministério, mons. Juliani, eu diria apenas a palavra amor. Somente quem ama sabe doar-se”, afirmou padre Sebastião Luiz de Souza, que realizou a homilia da celebração. Ressaltou ainda que uma pessoa só ama a ponto de dar a vida, quando ela se deixa amar. “Por isso Jesus pergunta a Pedro por três vezes: ´Pedro tu me amas` (Jo 21,15). Essa passagem nos mostra claramente que somente quem fez uma profunda experiência do amar e ser amado por Jesus será capaz de dar a vida para que outros tenham vida”, lembrou o sacerdote. Ao final da homilia, padre Sebastião agradeceu ao mons. Juliani pela sua doação total à nossa Igreja Particular. “Sua vida é uma vida doada. Doada por amor”, completou.

Ao final da celebração mons. Juliani foi condecorado com a Medalha de Mérito Legislativo, da Câmara de Piracicaba. A honraria foi entregue pelo vereador Pedro Kawai, juntamente com o vereador Gilmar Rotta e o Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro.

HISTÓRIA - Aos 25 anos, Luiz Gonzaga Juliani foi ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1952, pela imposição das mãos do primeiro bispo da diocese, Dom Ernesto de Paula. De lá para cá, a vida desse servidor do Reino de Deus, de voz mansa e serena, foi pautada pelo Evangelho de Jesus Cristo.

Sempre obediente, mons. Juliani, como é conhecido por todos, aceitou, sem hesitar, todos os desafios que lhe eram confiados. Como sacerdote foi construtor, professor, orientador espiritual e lutador pelas causas sociais.

No mesmo ano que foi ordenado iniciou seu ministério na Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste. Em 1954 voltou à Piracicaba para trabalhar na formação de novos padres no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição”. No dia 1º de janeiro de 1964, assumiu como primeiro pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, onde atuou por 42 anos e atualmente é pároco emérito e vigário paroquial. “Na época, quando aqui chegamos, nada foi fácil, mas, a obra de Deus tem que ser realizada e assim, construímos a matriz apesar da região ser muito carente”, lembrou o sacerdote.

Além da Igreja matriz de São José, também construiu o Cesac (Centro Social de Assistência Social), a creche Maria Maschietto Juliani, além de muitas capelas que posteriormente passaram à paróquias, como a Menino Jesus de Praga, a São Francisco Xavier, a Imaculado Coração de Maria e a São Francisco de Assis.

Questionado sobre sua vocação sacerdotal, mons. Juliani é enfático: “sou grato a Deus que me fez seu servidor, à Nossa Senhora que sempre esteve comigo nesta caminhada e a São José, intercessor sempre presente em minha vida. Agradeço a Deus, que mesmo com os meus defeitos e pecados me concedeu a graça de ser padre e de chegar até aqui”, finalizou.