Seminaristas Rodrigo e Willian serão ordenados no início de 2018

Dezembro/2017 - Edição 116 - Ano XII

Após findar os oito anos de for-mação, os seminaristas Rodrigo Stefanini Françoia, de 26 anos e Willian Bento, de 27, iniciam uma nova etapa no serviço à Igreja. Ambos receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Fernando Mason. A missa solene de ordenação de Rodrigo será dia 28 de janeiro de 2018, às 15h, na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara D’Oeste. Já a ordenação de Willian ocorrerá durante Celebração Eucarística, em 4 de fevereiro, na Matriz da Paróquia Sant’Ana, em Rio Claro, também às 15h.

Natural da cidade de Americana, Rodrigo é o filho mais velho do casal Arilson Françoia e Ana Lúcia Stefanini Gorjon e tem como irmã Sara Stefanini Françoia, de 17 anos. Ele conta que sempre foi inserido nas atividades pastorais de sua paróquia, a Imaculada Conceição, de Santa Bárbara D’Oeste. Quando criança participou do coral infantil, depois do coral jovem, atuou como catequista, além de coroinha e acólito. “Quando tinha 13 anos de idade procurei o pároco, na época padre José Alves de Faria (Pedroso) e disse a ele que queria ser padre. Ele me encaminhou para o Serviço de Animação Vocacional da diocese que, assim como hoje, realizava mensalmente os encontros de acompanhamento vocacional.
Em 2004 comecei a frequentar os encontros vocacionais”, lembra. Conta ainda que, em 2006, foi informado que naquela época só poderia frequentar os encontros quem já tivesse completado 15 anos de idade e como ainda tinha 14 anos teve que aguardar o ano seguinte para voltar a participar da formação. “Com o firme propósito de servir à Igreja re-tornei em 2007, já com 15 anos e fiz os encontros até o ano de 2009. Ingressei no Seminário Propedêutico em 7 de fevereiro de 2010, e assim fiz a caminhada para formação para a vida presbiteral”, recorda Rodrigo.

Ao escolher o versículo “O Espírito do Senhor está sobre mim!” (Lc 4,18) como lema para sua ordenação diaconal, Rodrigo afirma que a passagem o toca profundamente e o faz perceber que, não só ele, mas todos nós batizados somos continuadores da missão profética de Jesus Cristo. Somos corresponsáveis na missão de “anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a liberdade aos presos, recuperar a vista aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Nascido em Rio Claro, Willian também é o filho mais velho do casal Luiz Carlos Bento e Renata Maria Bautto Bento. Ele ainda tem duas irmãs, Dayanne Bento e Larissa Bento, de 24 e 21 anos, respectiva-mente. Bento afirma que desde a infância sentia o desejo de ser padre, mas a decisão de iniciar um percurso vocacional somente foi tomada após o dia em que foi crismado. “Lembro-me que na ocasião nosso bispo, Dom Fernando disse que ‘para seguir Jesus, é necessário ter decisão’ e a partir desse dia, decidi iniciar os encontros de acompanhamento vocacional na diocese. Foram dois anos de caminhada e, em 2009, ingressei no Seminário Propedêutico”, recorda o futuro diácono.

Inspirado na palavra do apóstolo Paulo, Willian escolheu como lema para ordenação “Servir vós uns aos outros pelo amor” (Gl 5,13), pois para ele “o amor é a identidade do cristão e os dois verbos - amar e servir - se correlacionam: só quem ama está pronto para servir e só serve quem é capaz de amar o irmão. Numa cultura cada vez mais individualista, é urgente nós cristãos mostrarmos o que somos: filhos de Deus que é amor, que nos ensina a amar e a servir”, finaliza.

Toda igreja diocesana é convidada a participar da ordenação diaconal de Rodrigo Stefanini Françoia e Willian Bento.