Santo Antônio: Diocese celebra mês do padroeiro

Maio-Junho/2017 - Edição 110 - Ano XI

Para a Diocese de Piracicaba, junho é o mês de celebrar e festejar o seu padroeiro, Santo Antônio, comemorado no dia 13. Outros dois momentos também são lembrados neste mês: os 73 anos da instalação da diocese ocorrida em 11 de junho de 1944 e os 55 anos de Dedicação da Catedral Santo Antônio, festejados no dia 17 com rito de instituição de ministérios aos seminaristas Rodrigo Stefanini Françóia e William Bento.

Para comemorar o padroeiro, um calendário especial foi preparado e será desenvolvido durante todo o mês de junho na Sé Catedral Santo Antônio, localizada na Praça José Bonifácio. A programação é composta por celebrações religiosas, como a Trezena que ocorrerá de 31 de maio a 12 de junho, com a celebração de missas sempre às 7h20 e 19h30.

No dia 13, festa de Santo Antônio e feriado no município de Piracicaba, cinco missas estão programadas na Catedral, às 6h, 8h, 10h, 12h e 16h e como é tradição haverá a bênção e distribuição dos pães. Este ano também haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, às 13h30.

Como acontece todos os anos, haverá a venda do tradicional Bolo de Santo Antônio e a entrega será das 5h às 12h. O pedaço de aproximadamente 700 gramas custará R$ 20,00. A compra antecipada pode ser feita na secretaria da Catedral.

Além das celebrações religiosas, o mês do padroeiro também será marcado por atividades festivas. Haverá quermesse na Praça da Catedral nos dias 9, 10, 12, 13, 15, 16 e 17 de junho com show musical.

O Vigário Geral da diocese e pároco da Sé Catedral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli convida todos os devotos de Santo Antônio a prestigiar a festa do padroeiro. “Estamos mais uma vez celebrando a festa do nosso padroeiro e este ano também, os 250 anos do município de Piracicaba. Que Santo Antônio sempre interceda por nossa diocese e todos os piracicabanos, os que aqui nasceram ou escolheram a cidade para morar”.

Além de ser padroeiro da diocese, da Catedral e de Piracicaba, Santo Antônio também é padroeiro de uma paróquia em Santa Bárbara D’Oeste e da quase-paróquia de Ajapi, além de várias capelas nos municípios que compõem a diocese.

Confira a programação do dia 13 de junho - Festa de Santo Antônio

Missa            Presidente da Celebração

6h                   Pe. Marcelo Curto (Paróquia São Francisco Xavier)
8h                   Pe. Sebastião Luiz de Souza (Par. Menino Jesus de Praga)
10h                 Dom Fernando Mason
12h                 Pe. Edvaldo de P. Nascimento (Santuário N. Sra. dos Prazeres)
13h30            Adoração ao Santíssimo Sacramento – Diác. Mateus K. Nicolucci
16h                Mons. Ronaldo Francisco Aguarelli (Catedral)

Das 5h às 12h – distribuição e venda do bolo de Santo Antônio
À partir das 19h – Quermesse

Santo Antônio de Piracicaba

Em 1766, o capitão-general de São Paulo, D. Luís Antônio, encarregou Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. No entanto, o capitão povoador optou pelo local onde já se haviam fixados alguns posseiros e onde habitavam os índios Paiaguás, à margem direita do salto, a 90 quilômetros da foz, no lugar mais apropriado da região. A povoação seria ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê. Oficialmente, o povoado de Piracicaba foi fundado em 1º de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Anos mais tarde, o povoa-dor preferiu colocar como padroeiro o santo de seu nome, Santo Antônio de Lisboa. Diante das reclamações populares, criou-se a lenda de que a imagem de Nossa Senhora fora carregada pelos anjos rio abaixo.

Com a criação da diocese, em 1944, Santo Antônio foi considerado também seu padroeiro, já que a Catedral e a sede do bispado estavam sob seu protetorado. E a partir de 1988 atendendo pedido do bispo Dom Eduardo Koaik e do presbitério diocesano, o Papa São João Paulo II, em 2 de janeiro de 1988 declarou Santo Antônio patrono, não só de Piracicaba, mas também de toda a diocese.

No próximo dia 1º de agosto a cidade “Onde os peixes param” completará o 250º aniversário de sua fundação. Por isso, neste tempo de desafios invoquemos o excelso intercessor e o escutemos com muita atenção, uma vez que, o padroeiro e a cidade, têm algo em comum, ou seja, a pregação aos peixes.

A pregação aos peixes deu-se na cidade de Rimini em 1223, cidade conhecida como berço das heresias que negavam a divindade de Jesus Cristo. Foi a partir desta situação que Antônio dirigiu-se ao Rio Marechia para orar, ter um momento de intimidade, de reflexão, de silêncio, de súplica a Deus e logo, saindo de seu interior, começou a falar aos peixes e cantou louvores a Deus, dizendo: “Vós haveis de saber, meus irmãos peixes, que o sal é filho do mar como vós e este tem duas propriedades: uma, conservar-lhes sadios, e a outra, é de preservá-los para não se estragarem. É bom louvar o bem para conservá-lo, e repreender o mal para extinguí-lo. Onde há bons e maus há que louvar e repreender”.

E continua: “O Evangelho fala que a ordem de Jesus dada para os discípulos é que lancem as redes do outro lado do mar. Então, eles apanharam uma grande quantidade de peixes, tão grande que a rede quase se rompeu. Porém foi necessário fazer uma escolha dos peixes bons e os outros foram lançados novamente ao mar. Apoiado nesta palavra do Evangelho, dividirei os peixes em dois grupos. Em 1º lugar, elogio as suas atitudes, e em 2º lugar, os repreendo por causa dos seus vícios”.

Hoje somos nós que escutamos os apelos de Santo Antônio de Piracicaba. Por isso, os bons renovem os seus propósitos e os maus convertam-se ao evangelho da vida.

Mons. Ronaldo Francisco Aguarelli
Vigário Geral da Diocese de Piracicaba e Pároco da Paróquia Santo Antônio - Sé Catedral