Centro de Convivência Infantil: um espaço para o lúdico

Maio-Junho/2017 - Edição 110 - Ano XI

Criado há 32 anos, o CCI – Centro de Convivência Infantil “Menino Jesus - Madre Celina”, tem como principal objetivo atender crianças com idade entre seis e oito anos no período oposto ao escolar. No espaço elas desenvolvem atividades lúdicas, recreativas e socioeducativas. O projeto busca que a criança desenvolva a livre expressão, a socialização, a iniciativa, o interesse, o respeito, a fé e a solidariedade, assim como oferecer subsídios para o fortalecimento de vínculos familiares, em trabalho complementar com as famílias.

Localizado no bairro Novo Horizonte, em um espaço anexo à Capela Nossa Senhora das Graças, da Paróquia São Francisco Xavier, o CCI é uma Unidade Prestadora de Serviço, administrada pela Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), órgão ligado à Diocese de Piracicaba.

A assistente social da Pasca e responsável pelo CCI, Cristina Gonçalves explica que muitas mães que trabalham não têm onde deixar os filhos e o projeto busca exatamente atender essas famílias. “Gostaríamos de atender um número maior de crianças, mas temos a capacidade de atender 50 crianças que ficam conosco no período da manhã”, salienta Cristina.

No espaço as crianças são atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e durante o período realizam diversas atividades, que são monitoradas pelas educadoras Daiane Alves e Gilvana Guimarães, além do professor de música, Christian Felix. “É um projeto que me realiza profissionalmente. As crianças têm uma essência que me completa como ser humano”, afirma Gilvana.

O projeto também conta com o apoio de diversas empresas, entre elas, a Raízen. No dia da visita do “Em Foco”, um grupo de 14 funcionários estava desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças. “Temos o ‘Projeto Voluntariado’ na empresa. E fazer parte desse projeto e doar parte do meu tempo como voluntária me ajuda a crescer. É muito gratificante”, ressalta Debora Barbosa Degaspari, funcionária da empresa.

No projeto as crianças recebem diariamente o café da manhã e o almoço, tudo preparado com muito amor pela cozinheira Luzia Pereira Barbosa.

Para saber mais sobre o CCI – Centro de Convivência Infantil “Menino Jesus - Madre Celina” acesse a página sitecci.wixsite.com/seaprendebrincando