O Sepulcro está vazio - vivo Ele está no meio de nós

Abril/2017 - Edição 109 - Ano XI

Estamos vivendo o Tempo Pascal. Alegria de celebrar o Cristo vivo no meio de nós! Ele que para nos purificar de todo pecado, se deixou pregar na Cruz. Foi pela morte na Cruz que nos deu a vida eterna pela sua Ressurreição. Antes da festa da Ressurreição celebramos a Semana Santa.

Foi durante a Semana Santa, momento litúrgico mais importante para a Igreja, que fomos chamados a vivenciarmos profundamente a entrega de Nosso Senhor Cristo em favor da humanidade. Em nossa diocese milhares de fiéis em todas as 69 paróquias, dezenas de capelas e em pequenas comunidades, dos 15 municípios, participaram intensamente das celebrações deste período litúrgico, também conhecido como Semana Maior.

Iniciada com o missa de Ramos, este ano celebrado em 9 de abril, a Igreja recordou a entrada triunfante de Jesus à cidade de Jerusalém, montado em um jumentinho, e nos fez refletir sobre a humildade do Senhor, que consciente do caminho que ia percorrer não hesitou e seguiu até a morte na Cruz. Este momento litúrgico foi celebrado em todas as paróquias, que realizaram procissões nas ruas próximas às matrizes.

É na Semana Santa que a Igreja celebra um dos momentos mais significativos de sua liturgia: a Missa dos Santos Óleos. A celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason e concelebrada por Dom Aloísio Hilário de Pinho, bispo emérito de Jataí, padres, religiosos, além dos diáconos permanentes e do povo de Deus, marcou a bênção dos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a confecção e consagração do santo óleo do Crisma. “São os óleos que serão usados nas paróquias no decorrer do ano nas diversas celebrações litúrgicas, como batismos, crismas, ordenações, unção dos doentes e dedicação de igrejas”, explica o coordenador de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.

Considerada a celebração que une toda Igreja Particular de Piracicaba em torno do seu pastor, a celebração dos Santos Óleos ocorreu da Quarta-Feira da Semana Santa, na Sé Catedral Santo Antônio e reuniu mais de 1.500 pessoas, entre elas, os representantes de todas as 69 paróquias dos 15 municípios que compõem a diocese, responsáveis por conduzir os óleos sagrados até suas comunidades. Também é durante a celebração que todos os padres renovaram os compromissos sacerdotais com a Igreja de Cristo e de obediência ao bispo diocesano.

O ápice da Semana Santa começou no período vespertino da Quinta-Feira, com o início do Tríduo Pascal. Na quinta-feira celebrou-se a instituição da eucaristia, do sacerdócio e o momento em que o Mestre lava os pés dos apóstolos, e assim nos chama a sermos servidores. Já na Sexta-feira Santa recordamos que sem resistência o Senhor se deixa pregar na cruz para nossa Salvação. Este é o único dia que a Igreja venera a Cruz, sinal de salvação e esperança. Já sábado Santo da espera nos lembrou de que por sua Paixão, Ele triunfou e venceu a morte.

Foram dias em que os cristãos recordaram a entrega total de Nosso Senhor Jesus à humanidade e sua ressurreição dos mortos. “Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24,5)