Campanha da Pastoral da Saúde incentiva doação de sangue

Abril/2017 - Edição 109 - Ano XI

Com o objetivo de orientar e incentivar a população para o ato de doar sangue, a Igreja Católica, por meio da Pastoral da Saúde Nacional da CNBB promove a 3ª edição da Campanha “Abril Solidário”, que traz como tema: “Solidariedade tá na veia”. Integrada com a iniciativa nacional, a Pastoral da Saúde Diocesana vem desenvolvendo desde o início do mês ações para estimular os fiéis para a doação de sangue durante o período da campanha que se estende até 30 de abril.

De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral da Saúde, João Maria Marques Correia, um comunicado foi enviado para as paróquias para que os padres incentivem os paroquianos para a doação. “Os hemocentros têm dificuldades em manter o estoque de sangue para atender as necessidades de cirurgias eletivas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida da população. Convidamos a todos para participarem desse ato de cidadania e solidariedade”, lembra João.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 1,8% da população brasileira doam sangue e, desses, mais de 50% são espontâneos. Entre 2013 e 2014 houve um aumento de 5% na coleta de bolsas de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Ainda assim, o Ministério revela que as doações não acompanham o aumento de transfusões.

Para se ter uma ideia, o Hemonúcleo de Piracicaba necessita diariamente de no mínimo 100 doadores para ter um estoque regular, contudo recebe diariamente uma média de 80 pessoas para doação e são colhidas normalmente aproximadamente 70 bolsas de sangue. Cada bolsa contém 450 ml de sangue. Portanto, doe sangue, doe vida, doe amor!

Serviço – O Hemonúcleo de Piracicaba está localizado nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, na avenida Independência, 953, Bairro Alto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Mais informações pelo telefone (19) 3422-2019.