Reflexão litúrgico-pastoral para a Solenidade da Ascensão de Jesus

Solenidade da Ascensão do Senhor – 13 de maio de 2018

A Igreja celebra, neste domingo, a solenidade da Ascensão de Jesus. Esta festa, que faz parte das celebrações pascais, concretiza a etapa final da revelação do plano de amor de Deus em favor dos homens. É um ato salvífico de Deus que integra a páscoa definitiva da humanidade de Cristo, iniciada com sua encarnação no seio da Virgem Maria.

As leituras deste domingo acentuam mais a missão da Igreja do que o próprio fato da ascensão. Isso mostra que entre a subida de Jesus ao Pai e a missão apostólica da Igreja existe uma ligação lógica e profunda. Esta missão, apresentada no evangelho (Mc 16,15-20), é a de proclamar a Boa Nova: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.”

Jesus ressuscitado agora vai continuar sua obra permanecendo presente na Igreja e investindo-a com sua missão. A presença e ação de Jesus vão continuar através da presença e da ação da Igreja.

Ele subiu aos céus, mas continua vivo no meio de nós. Santo Agostinho dizia: “Ele não abandonou o céu ao descer até nós, nem tampouco se afastou de nós quando de novo subiu ao céu.” Ao celebrar a festa da ascensão, devemos reacender nossa fé e nossa esperança.