Reflexão litúrgico-pastoral para o 3º Domingo de Páscoa

Somos testemunhas do Ressuscitado – 15 de abril de 2018

Continuando a viver o clima de alegria pela ressurreição de Jesus, a Igreja celebra o 3º Domingo da Páscoa. Na primeira leitura (At 3, 13-19), São Pedro lembra aos fiéis que eles pediram a morte de Jesus: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos e disso nós somos testemunhas.” E depois de afirmar que eles agiram por ignorância, o apóstolo convida-os a arrepender-se e converter-se.

Na segunda leitura (1Jo 2, 1-5), o apóstolo São João nos ensina que temos em Jesus um grande defensor junto ao Pai. Mas é preciso que guardemos os seus mandamentos: “Quem diz conhecer a Deus, mas não observa os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele. Porém naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.”

No evangelho (Lc 24, 35-48), São Lucas narra mais uma aparição de Jesus aos discípulos. Fala e come com eles e convida-os a tocarem seu corpo glorificado, para que não restem mais dúvidas acerca de sua ressurreição. Ele não é um espírito ou fantasma, mas o Mestre ressuscitado que mostra as marcas de sua paixão: “Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo.”

Nessa aparição Jesus renova sua mensagem de paz, desfaz mal-entendidos, mostra que está presente em carne e osso, anima os discípulos na caminhada, abre-lhes a inteligência. Diante disso, os discípulos compreendem a missão que os espera: ser testemunhas do Ressuscitado e pregar a todas as nações a mensagem salvadora do Divino Redentor. Essa é também a missão de todos nós cristãos.