“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Reflexão litúrgico-pastoral para o 4º Domingo da Quaresma

Quem crê tem a vida eterna – 11 de março de 2018

 

Celebramos o tempo quaresmal, em preparação à Páscoa de Jesus – memória de sua paixão, morte e ressurreição. Neste 4º Domingo da Quaresma, o evangelho (Jo 3, 14-21) nos ensina que Jesus será levantado na cruz para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna.

Nessa elevação, o evangelista acentua a vitória sobre o príncipe deste mundo, revelando que a cruz não é lugar de humilhação, mas sim de glorificação. Na cruz somos convidados a olhar para o Salvador. Olhar quer dizer acreditar nele, aceitar com fé a mensagem que ele nos dirige. Acreditar é identificar a própria vida com a de Cristo.

Na segunda parte da narrativa, o evangelista ressalta o amor de Deus por nós: “De tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Olhemos para Cristo erguido na cruz. Compreendamos sua proposta e deixemo-nos penetrar pela sua verdade que nos salva e nos liberta, “pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”.

Jesus suspenso na cruz se manifesta como sinal de salvação para quem se volta para Ele com fé. Em cada palavra, gesto e atitude de Jesus, manifesta-se o amor de Deus por nós. Esse amor é universal pois não exclui ninguém: seu Reino é para todos.

Muitas vezes somos nós que nos excluímos da presença de Deus e nos fechamos diante desse amor, preferindo as trevas à luz. Mas o amor de Deus é tão imenso que Ele sempre de novo acredita no ser humano, pois Jesus continua a se entregar por nós todos os dias e pede que façamos o mesmo pelos irmãos.

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba