Reflexão litúrgico-pastoral para o 2º Domingo do Tempo Comum

Eis o Cordeiro de Deus! – 14 de janeiro de 2018

A Igreja está celebrando o primeiro momento do Tempo Comum, tempo litúrgico que vai até a Quarta-feira de Cinzas e apresenta os momentos iniciais da atividade pública de Jesus.

No evangelho deste 2º Domingo do Tempo Comum (Jo 1, 35-42), João Batista é a testemunha eminente de Jesus e apresenta-o: “Eis o Cordeiro de Deus!” Em outras palavras, temos o testemunho da divindade de Jesus e de sua missão redentora. A narrativa evangélica indica onde está a salvação, donde procede. Só Deus salva, pois Ele é quem tira o pecado do mundo.

Nós participamos desse mistério pela graça do Batismo. A água que nos batizou nos plenifica do Espírito Santo, dado por Jesus Cristo. Isso significa que o dinamismo da graça nos aproxima de Deus, revelando quem é esse Cordeiro que tira o pecado do mundo.

João Batista dá testemunho de Cristo e mostra-o aos discípulos como o “Cordeiro de Deus”, enviado para a salvação da humanidade. João encarna o anseio, a aspiração de todo homem: ser o instrumento, o agente da condução dos outros ao encontro com Deus.