Missa na Sé Catedral abre o “Ano do Laicato” na diocese

Durante missa presidida pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, realizada no dia 25 de novembro, às 18h30, na Sé Catedral Santo Antônio, ocorreu à abertura do Ano Nacional do Laicato na diocese. Promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tendo como “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o Ano do Laicato teve início na Solenidade de Cristo Rei e se estende até 24 de novembro de 2018.

Confira a Galeria de Fotos da celebração.

O Ano Nacional do Laicato terá como objetivo geral como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Segundo Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do “apaixonamento” e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, afirma o bispo.

Dom Severino espera que o Ano do Laicato traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, ressaltou o bispo.

Documento nº 105 da CNBB

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), reunida durante a 54ª Assembleia Geral Ordinária, na sessão do dia 14 de abril de 2016, aprovou o Documento 105, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo”, que sugeriu, como um dos “compromissos”, a realização do Ano Nacional do Laicato, aprovado na sessão do dia 15 de abril de 2016.

A partir do documento 105, a Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.

Pretende-se ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.