“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Reflexão litúrgico-pastoral para o 32º Domingo do Tempo Comum

O cristão deve ser prudente – 12 de novembro de 2017

 

O Evangelho de hoje é propício para uma reflexão sobre a virtude da prudência. Dentro do ser humano é como se conflitassem as duas atitudes destas mulheres do evangelho: a tolice e a prudência. Tantas consequências maléficas advêm justamente de uma atitude tola, desprovida de prudência. Toda virtude pode ser pedida a Deus, mas também é esforço, prática e suor. Ninguém pode desconsiderar suas fraquezas antes de tomar uma decisão.

Há coisas quem não trazem problemas para alguns, mas pode trazer para nós. É preciso um profundo conhecimento sobre si mesmo, sobre nossas limitações, antes de qualquer atitude. Há momentos que simplesmente não estamos em condições humanas de agir. Em momento assim é melhor recuar ou esperar antes de dar o próximo passo.

A prudência caminha junto da humildade para aceitar que não podemos intervir em todas as situações e, em algumas, é preciso até mesmo fugirmos.

Que na oração possamos discernir quando é melhor atuar ou recuar. Que Deus nos dê a graça de após uma vida prudente sermos encontrados com as nossas “lâmpadas acesas”. (fonte – Rede Vida)

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba