Reflexão litúrgico-pastoral para o 32º Domingo do Tempo Comum

O cristão deve ser prudente – 12 de novembro de 2017

O Evangelho de hoje é propício para uma reflexão sobre a virtude da prudência. Dentro do ser humano é como se conflitassem as duas atitudes destas mulheres do evangelho: a tolice e a prudência. Tantas consequências maléficas advêm justamente de uma atitude tola, desprovida de prudência. Toda virtude pode ser pedida a Deus, mas também é esforço, prática e suor. Ninguém pode desconsiderar suas fraquezas antes de tomar uma decisão.

Há coisas quem não trazem problemas para alguns, mas pode trazer para nós. É preciso um profundo conhecimento sobre si mesmo, sobre nossas limitações, antes de qualquer atitude. Há momentos que simplesmente não estamos em condições humanas de agir. Em momento assim é melhor recuar ou esperar antes de dar o próximo passo.

A prudência caminha junto da humildade para aceitar que não podemos intervir em todas as situações e, em algumas, é preciso até mesmo fugirmos.

Que na oração possamos discernir quando é melhor atuar ou recuar. Que Deus nos dê a graça de após uma vida prudente sermos encontrados com as nossas “lâmpadas acesas”. (fonte – Rede Vida)